Por que os apps de mensagens como WhatsApp e Telegram são importantes para as empresas

Você já deve ter percebido como a comunicação entre empresas e clientes vem mudando ao longo dos anos. Até pouco tempo atrás era comum utilizarmos praticamente telefone e e-mail, quando precisávamos de alguma informação. Hoje é bem diferente!

O SMS que atualmente pode ser utilizado em campanhas de marketing, por exemplo, somente encontrava espaço nas comunicações pessoais. Era a forma mais rápida de se enviar uma mensagem de texto.

Ao longo da última década, os aplicativos de mensagens fizeram uma revolução na comunicação, em todos os aspectos: redução de custos, praticidade, rapidez são apenas alguns dos benefícios proporcionados às empresas e seus clientes.

Devido à concorrência estabelecida entre esses apps, suas atualizações tornaram-se constantes, oferecendo cada vez mais novidades que fica até difícil para nós, usuários, escolhermos um como preferido.

A utilização dos apps de mensageria no Brasil

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela empresa Opinion Box, no primeiro semestre de 2021, o comportamento do usuário brasileiro em relação aos principais apps de mensagens vem mudando ao longo do tempo.

WhatsApp, Instagram, Messenger, Telegram e Signal foram analisados frente, por exemplo, ao SMS que apresentou grande queda de popularidade quando comparado aos anos anteriores.

No topo da preferência dos usuários está o WhatsApp, o mensageiro mais utilizado pelos brasileiros, ocupando 98% dos smartphones. Porém, um fato alterou um pouco esse cenário, a repercussão gerada a respeito da sua nova política de privacidade.

Assim, houve o crescimento na busca pelo Telegram, o grande concorrente do WhatsApp da atualidade. Ambos os mensageiros travam uma disputa no mercado de mensageria e estão cada vez mais desenvolvendo funcionalidades específicas para serem utilizadas também pelas empresas.

O WhatsApp possui, inclusive, uma versão ideal para os negócios, o WhatsApp Business Account (conta WABA) que permite a integração do mensageiro, por meio de sua API, às plataformas de atendimento, garantindo estabilidade de conexão e sem riscos de banimento, por ser uma conta verificada pela companhia. Se quiser saber mais sobre os benefícios de uma conta WABA clique aqui.

Já, o Telegram não fica para trás. Mesmo sem possuir uma versão empresarial, o mensageiro é um excelente canal de comunicação entre empresas e clientes. Oferece a possibilidade de criação de canais de transmissão com número ilimitado de participantes e a utilização de bots (robôs) para o atendimento ao cliente, que integrados ao app, desempenham um importante papel na automação.

Quer saber mais sobre a utilização do Telegram no atendimento da sua empresa? Confira a matéria.

Apps mensageiros e plataformas de atendimento

As plataformas de atendimento podem melhorar muito o trabalho de comunicação das empresas, já que unificam os diferentes canais de atendimento utilizados por elas, como o WhatsApp e Telegram, por exemplo, em um único lugar.

Desta forma, oferecem inúmeros benefícios:

  • Automação dos atendimentos, com a utilização de robôs;
  • Atendimento organizado em filas;
  • Histórico de chamados;
  • Estatísticas de atendimento;
  • Estatísticas de avaliação;

Estes são alguns exemplos dos benefícios que uma plataforma de atendimento pode oferecer. Convidamos você a conhecer a DigiSac, a plataforma multicanal de atendimento mais amigável do mercado. Através de uma interface simples de ser manuseada e um excelente custo benefício, ela pode ser a solução que você esperava para o seu atendimento.

Para mais informações, acesse nosso site https://digisac.com.br/ ou, se preferir, converse com um de nossos consultores, através do WhatsApp, pelo link https://whatsa.me/551432811338

Não deixe de seguir o DigiBlog! E de nos contar, aqui nos comentários, se a matéria foi importante pra você. Se quiser saber sobre algum assunto, em especial, é só sugerir pra gente, combinado? Até mais!😉⏬

Deixe uma resposta