WhatsApp permite que empresas façam conexão direta à sua API

A versão do WhatsApp desenvolvida para empresas, chamada WhatsApp Business API ou simplesmente WABA oferece muitos benefícios, como maior estabilidade nas conexões e menor risco a banimento de conta, por exemplo, já que nesta situação, não existe a dependência de um aparelho celular e possibilidade de envios de mensagens em massa, por HSM.

Tudo isso é possível, através da integração com a API do mensageiro. E quem é o responsável por essa ação? É aí que entra a novidade disponibilizada pelo WhatsApp, ainda em sua fase beta.

Para realizarem integrações à API do app, as empresas precisavam contar com a intermediação de brokers homologados, conhecidos como BSPs (Business Solution Providers). Porém, a partir de agora, o mensageiro permite que elas façam diretamente esse tipo de conexão. Vamos entender melhor o que isso significa?

O que muda com a conexão direta entre empresa e WhatsApp?

Através da integração à API do WhatsApp, diretamente ou através de intermediário, as empresas podem acompanhar métricas em tempo real, obtendo informações importantes para o desenvolvimento de novas estratégias que visam melhorar o desempenho do app, enquanto canal de atendimento, fazer uso de chatbots, os robôs de autoatendimento e assim por diante.

O que muda, na realidade, são os resultados que as empresas podem alcançar, em cada uma das situações, já que muitas não possuem a infraestrutura necessária para a realização de todas as ações. Como ficariam, por exemplos, empresas que sem uma infraestrutura adequada, preferissem uma conexão direta à API do WhatsApp? Isso seria possível?

Antes de responder à questão, vamos conferir se sua empresa pode ou não se conectar diretamente à API do app.

Quais empresas podem se conectar diretamente à API do WhatsApp?

De acordo com o site mobiletime, para participar da fase teste, o WhatsApp convidou, por e-mail, um grupo pré-selecionado de desenvolvedores nos EUA e na América Latina. Algumas características foram consideradas para a escolha dos participantes, como:

  • Utilização do WhatsApp no próprio negócio, não em nome de clientes;
  • Somente poderão participar contas novas do mensageiro. Contas intermediadas por BSP não podem ser migradas à conexão direta.

Agora sim, vamos à resposta!!

Sem intermediário e sem infraestrutura é possível realizar conexão diretamente à API do WhatsApp?

Sim, isso é possível, através de uma plataforma multicanal de atendimento!! Ela oferece toda a estrutura que uma empresa necessita para ter acesso a todas as ações de melhoria continua dos atendimentos realizados através do WhatsApp. Por meio da plataforma multicanal, as empresas podem ser integradas à API do mensageiro e ter acesso a todos os benefícios.

A Plataforma Multicanal DigiSac permite esse recurso!! Para saber mais, acesse nosso site digisac.com.br/whatsapp

Ah!! Veja também a matéria “Os benefícios da conta WABA (WhatsApp Business Account) junto à plataforma de atendimento” disponível aqui no blog.

Como ficam os BSPs com a novidade apresentada pelo WhatsApp?

Como não são mais “necessários” para que as integrações sejam efetivadas, os brokers terão, a partir de agora, a oportunidade de agregar valor aos serviços oferecidos e crescer, superando as possíveis dificuldades apresentadas no mercado.

Vale a pena dizer que a novidade apresentada pelo WhatsApp vem junto com a mudança no modelo de cobrança do app, que passa também a cobrar pelas conversas iniciadas pelo consumidor final, ou seja, o cliente que entra em contato com a empresa. Trata-se do CBP (Conversation Based Pricing). Mas, calma!! Vamos falar sobre isso em uma próxima matéria!!

Qual sua opinião sobre a novidade apresentada pelo WhatsApp? É interessante para o seu negócio? Conte pra gente, nos comentários!!

Um comentário sobre “WhatsApp permite que empresas façam conexão direta à sua API

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s