Engajamento nas redes sociais: o que é e como alcançá-lo?

Quem deseja levar sua marca para as redes sociais necessita aprender a trabalhar, de forma estratégica, planejada, os diversos conteúdos relacionados a ela. Não se deve postar por postar. É preciso buscar o engajamento do público com o conteúdo apresentado nas redes sociais. 

A relação entre engajamento nas redes sociais e comunicação

O engajamento nas redes sociais é o nome dado à interação do público, através de curtidas, comentários e respostas às solicitações feitas nos conteúdos dos posts. Quanto maior o engajamento, mais alinhada está a comunicação e melhor torna-se a compreensão tanto sobre o que seu público necessita quanto o que proporciona valor a sua marca.

Muitos se enganam ao pensar que buscar o engajamento é ficar focado nos números. O foco deve estar no público que interage com sua marca, que se comunica com ela. São eles que fornecem o caminho para a produção de novos conteúdos.

Também chamado de métrica, o engajamento mostra e mede o quanto um conteúdo está realmente sendo alcançado pela audiência, informando a porcentagem do público total impactado pela comunicação proposta a ponto de interagir com a marca.

Portanto, o engajamento representa muito mais do que números. É um eficiente termômetro para avaliar o sucesso das ações planejadas e consequentemente o alcance de novos possíveis clientes para os seus negócios.

Como alcançar o engajamento nas redes sociais?

  • Tenha um planejamento da comunicação nas redes sociais 

Para alcançar engajamento entre o público e o conteúdo apresentado nas redes sociais é fundamental desenvolver um planejamento da comunicação, ou seja, determinar estratégias, objetivos, os assuntos a serem abordados, como estes assuntos serão apresentados, quando publicá-los, enfim.

  • Trabalhe o conteúdo com carinho

Nada melhor para gerar engajamento do que um conteúdo pensado com carinho, ou seja, levando-se em consideração as necessidades de quem vai recebê-lo. Conteúdos de propaganda e para a promoção de produtos e serviços da empresa possuem também momentos planejados para acontecer. Mas, o que o público realmente deseja ver são aqueles conteúdos que inspiram, ensinam e motivam. Pense nisso!

  • Convide o público da sua empresa para interagir com o conteúdo

O conteúdo foi planejado direitinho? Não esqueça de chamar o público para interagir, participar! Vale pedir para curtir, comentar, compartilhar e, no caso do Instagram, salvar também. Isso faz com que seu público reflita sobre o conteúdo e se identifique mais com ele, sentindo até mesmo vontade de compartilhar suas próprias opiniões e sugestões com outros seguidores da empresa.

E aí? Conseguimos te ajudar, ao menos um pouquinho, a entender mais sobre engajamento nas redes sociais? Escreva pra gente nos comentários! Até mais!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: