O que são gatilhos mentais? Conheça 7 deles!

O nosso cérebro é como uma máquina que está sempre recebendo estímulos e também enviando para o restante do nosso corpo. O recebimento desses estímulos podem vir de diversas formas: através de um gesto, um cheiro, um filme, uma música, um lugar ou uma fala. 

Como seres humanos, somos a todo tempo influenciados e estamos suscetíveis ao que nos é posto à frente. Muitas vezes, somos seduzidos e encantados por coisas que mal sabíamos que queríamos. 

Alguns dos estímulos que nosso cérebro se mostra extremamente sensível são os gatilhos mentais. As nossas tomadas de decisão dependem muito daquilo que temos que escolher. Algumas decisões são mais difíceis e demoradas que outras e isso é natural. A decisão que precisamos para a compra de um carro ou de uma casa é extremamente diferente daquela que precisamos na hora da compra de um almoço, por exemplo. 

Para ajudar e impulsionar a compra do seu cliente, os gatilhos mentais são grandes aliados. Ao usar um gatilho mental, você desperta um pensamento no seu cliente que antes ele não tinha pensado, direcionando ele para a compra final. 

Trouxemos então 7 gatilhos para você passar a usar na hora de realizar uma boa venda:

  1. Urgência 

O gatilho de urgência é usado principalmente em promoções relâmpagos, oferecendo uma oferta que muito provavelmente vai demorar a acontecer novamente. Com o medo de perder ou de demorar a ter novamente aquela super promoção, o cliente sente a necessidade de comprar seu produto ou serviço. 

  1. Autoridade 

Demonstrar autoridade é passar confiança daquilo que fazemos. Quando demonstramos que somos autoridades naquele produto ou serviço, recebemos credibilidade em troca. Vale lembrar aqui que a autoridade é sempre construída aos poucos, com o tempo, até virarmos referência no que fazemos. 

  1. Prova e Feedback 

Passar a imagem de que outras pessoas confiaram em você e aprovaram o seu produto ou serviço é de extrema importância. Durante uma conversa, esse gatilho pode surgir quando você for falar de algum cliente importante para a sua empresa, que confiou em você e ficou satisfeito. Também é possível através de depoimentos e feedbacks enviados pelos clientes. 

  1. Exclusividade 

Mostrar que seu produto ou serviço é exclusivo, só aquela pessoa terá, pois a peça é única e ninguém ou poucas pessoas terão algo parecido é a principal estratégia do gatilho de exclusividade. É da natureza humana se sentir orgulhoso por ser único a ter uma peça daquela. 

  1. Novidade 

O ser humano tem uma grande necessidade de querer saber o que é novo antes de todos. Além disso, o novo também é muito vendável. O exemplo dos celulares Apple funcionam muito bem com esse gatilho. Sempre que é lançado um novo aparelho, milhares de pessoas se antecipam para comprar já que serão os primeiros a ter acesso a essa novidade. 

  1. Antecipação 

O gatilho de antecipação diz muito a respeito do lado curioso do ser humano. Saber e esperar o que vem de novo é algo que chama a atenção e desperta certa vontade de acompanhar você para ficar atento à novidade que vem por aí. Com isso, você trabalha a experiência do cliente antes mesmo dele realizar a compra, através do desejo.  

  1. Benefícios 

É muito difícil encontrar alguém que não pense em benefícios. Quais são os benefícios que o seu cliente encontra ao realizar uma compra com você? Oferecer um negócio exclusivo chama muito atenção de um cliente que está prestes a comprar da sua empresa. Além disso, quais são os benefícios que seu produto oferece? O que ele tem de diferente da sua concorrência? 

Os gatilhos funcionam também como bons argumentos para convencer seu cliente de que comprar de você, é o melhor que ele tem a fazer. Você já utiliza algum desses gatilhos? Conta pra gente! 😉⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: