Você ouviu falar sobre o incidente ocorrido na usina de tratamento de água, na cidade de Oldsmar, nos Estados Unidos? O fato vem dando o que falar, principalmente quanto ao estado precário da segurança digital do local.
No incidente em questão, um hacker não identificado obteve acesso à usina e modificou dosagens de produtos químicos a níveis perigosos, quase causando uma tragédia com a contaminação de todo o suprimento de água potável da cidade com soda cáustica.
Felizmente o resultado esperado pelo criminoso não ocorreu e acabou servindo como lição, já que foram constatados a utilização, na empresa, de computadores desatualizados com Windows 7, senhas de contas fracas e softwares de segurança inativos.
Para realizar o crime, o hacker utilizou o TeamViewer, a plataforma de acesso remoto, para invadir os sistemas de monitoramento do local e só não finalizou o que planejava, graças a um funcionário que viu o terminal funcionando “sozinho”. Imagine o susto!
Na terça-feira (9) o FBI emitiu um alerta chamando a atenção para a precariedade da segurança, pedindo às empresas privadas e organizações federais e governamentais do país que revisem suas redes internas e acesso com políticas de segurança em conformidade.
Qual sua opinião sobre a importância da segurança digital nas empresas? Conte pra gente!⏬