Vazamento de 220 milhões de CPFs: Cuidado redobrado!

A utilização crescente das novas tecnologias, tanto por pessoas comuns, quanto por empresas, traz consigo não apenas benefícios, mas muitos perigos também. Afinal, nunca se ouviu falar tanto em cibercrimes como nos últimos tempos.

Recentemente fomos informados, pelos meios digitais, sobre um possível vazamento de 220 milhões de CPFs, incluindo inúmeras informações de pessoas físicas e jurídicas do país.

Constatou-se que o fato, infelizmente, é verídico. Um usuário identificado como JustBR disponibilizou, gratuitamente, uma base de 220 milhões de CPFs e, comercialmente, um serviço completo de levantamento de dados possivelmente oriundos da Serasa Experian, mais famoso bureau de crédito do Brasil.

Segundo a Serasa Experian, investigações foram realizadas e monitoramentos estão sendo feitos, porém nada puderam comprovar que a envolvesse como fonte de vazamento dos dados.

O Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) e a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) também se pronunciaram sobre a questão e aguardam novas informações.

De acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em setembro de 2020, as penas previstas para crimes assim, podem chegar até 50 milhões, neste caso, à Serasa Experian, caso comprovado o vazamento dos dados.

Fato é que os dados já foram expostos e certamente encontram-se nas mãos de criminosos, que certamente estão prontos para utilizá-los. A orientação é para que toda a população esteja atenta aos saldos de benefícios trabalhistas e sociais.

Além disso, MUITO cuidado com phishing, golpe realizado através de e-mails, sms e telefonemas, para captura de dados pessoais. Veja um artigo que abordamos por aqui e aprenda como o phishing pode ser evitado.

Qual sua opinião sobre este acontecimento? Quais medidas você utiliza para se proteger contra cibercrimes? Conte pra gente! #DicaDeSegurança

Um comentário em “Vazamento de 220 milhões de CPFs: Cuidado redobrado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: