Estratégia de onboarding definida pelo nível de maturidade

Quando falamos em experiência do cliente, os primeiros contatos são decisivos para criar uma boa impressão sobre sua empresa e, consequentemente, transformar o cliente em um promotor da sua marca ou produto.

Conhece aquele ditado né: “a primeira impressão é a que fica”?

Uma jornada personalizada é essencial para compreender as dificuldades e necessidades do cliente, permitindo que você entregue cada vez mais valor.

Hoje, apresentamos uma abordagem inovadora que aplicamos na Digisac. Leia o artigo completo para saber mais.

Estratégia de onboarding definida pelo nível de maturidade

Uma abordagem eficaz na estratégia de onboarding para alcançar esse objetivo é classificar os clientes de acordo com seu nível de maturidade. Essa segmentação permite que as empresas adaptem suas estratégias ao consumidor, para maximizar o valor e a satisfação em cada estágio de seu ciclo de vida.

Como identificar a maturidade do cliente?

A maturidade do cliente refere-se ao grau de experiência, conhecimento e engajamento que ele possui com uma empresa, produto ou serviço ao longo do tempo. Ela pode ser dividida em:

INICIANTE – Clientes que se encontram em estágio inicial de familiarização com a empresa e/ou produto, podendo buscar diferentes soluções disponíveis para suas necessidades.

INTERMEDIÁRIO – Clientes que já possuem alguma experiência com a empresa ou produto, mas ainda estão explorando suas funcionalidades e benefícios, podendo buscar soluções para problemas.

AVANÇADO – Clientes com profundo conhecimento sobre a empresa e/ou o produto, com interesses em funcionalidades avançadas que os auxiliem na personalização da ferramenta.

O nível independe do tempo que esta empresa ou pessoa se tornou seu cliente. Por isso, podemos dizer que a ideia é termos condições de medir a maturidade na estratégia de onboarding, através de uma definição ideal para sua empresa.

Ao identificarmos esse grau de maturidade, conseguimos separá-los por grupos e direcionar a energia e atenção necessária, garantindo que eles recebam todo o suporte preciso, novos conhecimentos, habilidades, comunicação através destes parâmetros.

Dessa forma, conseguimos garantir ao cliente uma comunicação personalizada, melhorar sua experiência, identificar oportunidades de crescimento e, otimizar recursos da empresa e tempo dos colaboradores.

Ao entender as necessidades e interesses específicos de cada segmento de clientes, as empresas podem aumentar a satisfação, a fidelidade e o valor vitalício do cliente. Assim, impulsionamos o sucesso e o crescimento do negócio a longo prazo.

O artigo foi escrito por Stefania Vizaccro , analista de Onboarding (CS) da Digisac.

Deixe uma resposta