Com o número de pessoas que utilizam algum tipo de app mensageiro crescendo cada vez mais, crescem também a quantidade de criminosos à procura desses aplicativos para aplicar golpes em seus usuários.
O WhatsApp, que possui milhões de usuários no mundo todo, tornou-se o alvo desses criminosos, e eles aproveitam, muitas vezes, da falta de conhecimento das pessoas a respeito desse perigo. Recentemente falamos em uma matéria aqui no Digiblog, sobre os possíveis golpes que podem ocorrer pelo WhatsApp neste ano.
O mais novo golpe consiste num malware, neste caso, um link malicioso, disseminado através do recurso do WhatsApp de responder pelas notificações, em celulares com sistema Android.
Os usuários, ao receberem um aviso sobre uma promoção para ganhar um smarthphone da Huawei, fabricante de equipamentos de telecomunicações mundialmente conhecida, são induzidos a acessar um link, semelhante aos da Play Store.
Esse link encaminha a vítima a um site falso, onde ela provavelmente baixará um app que é parte do golpe. Quando aberto pela primeira vez, ele pede permissão para rodar em segundo plano e para ter acesso às notificações. Assim, sempre que uma nova mensagem do WhatsApp for recebida, o link malicioso é enviado automaticamente, dando oportunidade para que mais vítimas sejam feitas e mais apps baixados.
Para complicar a situação, existe a possibilidade de as mensagens utilizadas pelos criminosos, enviadas juntas ao link, serem alteradas a qualquer momento. Neste caso, outros apps e sites maliciosos poderiam ser promovidos.
Além disso, esse malware pode usar não apenas o WhatsApp, mas também SMS, e-mail e redes sociais para se espalhar rapidamente. A recomendação é baixar apenas apps diretamente nas lojas de seu smartphone.
Fiquem de olhos abertos para possíveis golpes no app e compartilhe nas redes sociais essa matéria para ajudar seus amigos e colegas a se prevenirem contra este golpe também!! 😉💙
Um comentário sobre “WhatsApp: Ação de Malware através do app em aparelhos Android”