Golpes no WhatsApp para 2021

Você nem imagina a quantidade de pessoas que utilizam de má fé os meios digitais, inclusive os apps mensageiros, como o WhatsApp. Através do app, por exemplo, são aplicados golpes, cada vez mais bem elaborados, que visam fazer sempre um número cada vez maior de vítimas.

É importante você estar atento e conhecer a respeito disso. Estamos vivendo um momento difícil e o que esses criminosos mais querem é tirar proveito dessa situação. Eles sabem que quanto mais fragilizados, mais propensos a cair em golpes nós ficamos.

Em 2020, início da pandemia, criminosos aplicaram golpes envolvendo o Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo governo para tentar diminuir os impactos provocados pela crise entre a população mais necessitada.

Tipos de golpes por meio de phishing (tentativa fraudulenta de conseguir informações confidenciais, por meio de disfarces de entidades confiáveis em uma comunicação eletrônica) e Fake News sobre o Covid-19 também foram verificadas e tem grande chance de continuar acontecendo neste ano de 2021.

Veja a seguir os cinco tipos de golpes aplicados no WhatsApp e saiba como se proteger de cada um deles.

  1. WhatsApp clonado

O WhatsApp clonado visa atingir principalmente os contatos de pessoas ou empresas, que sem desconfiarem da origem da conversa são facilmente enganadas.

É muito importante que você fique atento e suspeite de mensagens enviadas em nome de empresas e NÃO informe códigos do WhatsApp em troca de promessas de produtos e serviços.

  • Contas falsas

Neste tipo de golpe, os criminosos criam uma nova conta no WhatsApp e roubam os dados públicos de outra pessoa, que pode ser você! Seu nome, foto e status, tudo isso é utilizado pelo criminoso para enganar os contatos e pedir dinheiro emprestado, por exemplo.

Uma dica para tentar evitar este tipo de golpe é ocultar a sua foto de perfil do WhatsApp, deixando-a visível apenas para contatos. Isso pode garantir que sua identidade não seja roubada.

Além disso, fique ligado! O WhatsApp possui um recurso capaz de informar automaticamente quando um contato troca de número. Desconfie quando alguém de sua lista, já conhecido por você, mudar de número de repente. Uma simples ligação, ou envio de mensagem para o número original, pode solucionar o problema, não é mesmo?

  • App espião

Aplicativos espiões chamados spywares (ou stalkerwares) podem clonar o seu WhatsApp e permitem que uma terceira pessoa, como um hacker, fique de olho em suas atividades realizadas no app mensageiro.

Às vezes, você mesmo instala o app espião em seu celular, sem saber, e com isso, o criminoso tem acesso não apenas as suas informações do WhatsApp, mas de todo seu aparelho.

A dica para se proteger destes apps espiões é ter um antivírus, capaz de identificar ameaças, instalado no celular. Além disso, esteja sempre atento à alguns indícios que mostram a presença desses apps no seu aparelho, como quando a bateria está acabando muito rapidamente, picos de uso dos dados móveis durante o dia e o superaquecimento do aparelho. Ok??

  • Fake News

Você sabia que as famosas Fake News são proibidas pelo mensageiro? Elas podem ser usadas também por criminosos na aplicação de golpes. O WhatsApp tem, inclusive, tomado algumas atitudes para frear a divulgação e o compartilhamento das Fake News, como por exemplo, o limite que impuseram para o encaminhamento de mensagens muito compartilhadas, para apenas um contato por vez.

Como dica para você se proteger das Fake News, no WhatsApp, você pode acessar o bot FakeCheck e verificar se o conteúdo é verdadeiro, antes de compartilhá-lo. Você pode também denunciá-las na plataforma.

  • Links maliciosos

Os links maliciosos estão sendo muito utilizados neste tempo de pandemia. Houve caso em que os criminosos usaram o Auxílio Emergencial e a distribuição de álcool em gel como isca para atrair vítimas. Esse é apenas um caso dentre tantos outros que comprovam os golpes através dos links maliciosos.

A dica para se proteger deste tipo de golpe é o mesmo citado para combater os apps espiões, o antivírus. Além disso, desconfie de certas promoções e não clique em links suspeitos. Combinado?

Esperamos que vocês não passem por esses golpes ao longo do ano, mas caso ocorra, agora já estão cientes do risco e temos certeza que saberão agir corretamente em casa situação! Fiquem ligados aqui no blog, pois traremos muito mais dicas e conteúdos especialmente para vocês no decorrer do ano! 😉

3 comentários em “Golpes no WhatsApp para 2021

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: