Após receber várias ameaças, por parte de instituições brasileiras, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério Público Federal (MPF) e Supremo Tribunal Federal (STF), o Telegram vai ser bloqueado, a qualquer momento, no país.
De acordo com informações que estão sendo veiculadas através da internet, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, acaba de determinar, nesta sexta-feira (18) a suspensão do app. Plataformas digitais e provedores de internet estão sendo notificados pela Agência Nacional de telecomunicações (Anatel), para interromperem a utilização do mensageiro.
Por trás da decisão de bloqueio ao Telegram
De acordo com o site canaltech a decisão tomada por Moraes é uma resposta a um pedido da Polícia Federal que acusa o mensageiro de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países. Desta forma, “conteúdos criminosos” deixariam de circular por grupos e canais do app.
Como estamos acompanhando, aqui no blog, os planos do STF, já em andamento há algum tempo, não é surpresa que isso esteja acontecendo. Lembre-se que estamos em ano de eleição.
Além da suspensão do Telegram, o ministro também estabeleceu multa diária de R$ 100 mil para empresas que descumprirem a determinação, ainda sem um prazo estipulado para serem definitivamente aplicadas.
Confira a matéria que publicamos recentemente “O que viria após o banimento do Telegram em nosso país?”
Um dos motivos utilizados para embasar à ordem de suspensão é a impossibilidade de se estabelecer um contato com um representante do app que viabilizasse o encaminhamento de ordens judiciais de bloqueio a perfis presentes no mensageiro.
Para auxiliar na reflexão a respeito das questões por trás do bloqueio ao Telegram, sugerimos a leitura da matéria “STF, Telegram e liberdade de informação”, escrita por Elvis Rossi, especialmente para o DigiBlog.
Acompanhe com a gente, os desdobramentos deste acontecimento. E conta pra gente: O que poderá vir após essa determinação?

Um comentário sobre “Telegram vai ser bloqueado a qualquer momento no Brasil”