Telegram vai ser bloqueado a qualquer momento no Brasil

Após receber várias ameaças, por parte de instituições brasileiras, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério Público Federal (MPF) e Supremo Tribunal Federal (STF), o Telegram vai ser bloqueado, a qualquer momento, no país.

De acordo com informações que estão sendo veiculadas através da internet, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, acaba de determinar, nesta sexta-feira (18) a suspensão do app. Plataformas digitais e provedores de internet estão sendo notificados pela Agência Nacional de telecomunicações (Anatel), para interromperem a utilização do mensageiro.

Por trás da decisão de bloqueio ao Telegram

De acordo com o site canaltech a decisão tomada por Moraes é uma resposta a um pedido da Polícia Federal que acusa o mensageiro de não cooperar com autoridades judiciais e policiais de diversos países. Desta forma, “conteúdos criminosos” deixariam de circular por grupos e canais do app.

Como estamos acompanhando, aqui no blog, os planos do STF, já em andamento há algum tempo, não é surpresa que isso esteja acontecendo. Lembre-se que estamos em ano de eleição.

Além da suspensão do Telegram, o ministro também estabeleceu multa diária de R$ 100 mil para empresas que descumprirem a determinação, ainda sem um prazo estipulado para serem definitivamente aplicadas.

Confira a matéria que publicamos recentemente “O que viria após o banimento do Telegram em nosso país?

Um dos motivos utilizados para embasar à ordem de suspensão é a impossibilidade de se estabelecer um contato com um representante do app que viabilizasse o encaminhamento de ordens judiciais de bloqueio a perfis presentes no mensageiro.

Para auxiliar na reflexão a respeito das questões por trás do bloqueio ao Telegram, sugerimos a leitura da matéria “STF, Telegram e liberdade de informação”, escrita por Elvis Rossi, especialmente para o DigiBlog.

Acompanhe com a gente, os desdobramentos deste acontecimento. E conta pra gente: O que poderá vir após essa determinação?

Um comentário sobre “Telegram vai ser bloqueado a qualquer momento no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s