Startups unicórnios: o que são e quais suas principais características?

Você já deve ter ouvido falar em unicórnio, aquele ser mitológico presente principalmente no imaginário infantil, não é mesmo? Hoje vamos falar um pouco sobre como este termo vem sendo empregado também no mundo dos negócios, em assuntos de gente grande!

A palavra unicórnio refere-se ao apelido designado às empresas avaliadas em mais de U$ 1 bilhão, um sonho de praticamente todo empreendedor, atualmente.

A origem do termo startup unicórnio

O termo startup unicórnio foi empregado, pela primeira vez, em 2013, por Aileen Lee, em seu artigo, Welcome to the unicorn club: learning from billion-dollar startups (Bem-vindo ao clube unicórnio: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares), para falar sobre este tipo de empresa que, na época, era difícil de ser encontrada.

Hoje existem outras palavras, como decacórnio e hectocórnio, que representam startups avaliadas em mais de U$ 10 bilhões e R$ 100 bilhões respectivamente.

A aceleradora Troposlab, mostra uma lista completa das startups unicórnios brasileiras em 2021, entre elas podemos encontrar algumas bem conhecidas como, 99, Pag Seguro, Nubank, iFood, por exemplo.

Outra lista, divulgada pela aceleradora, apresenta as startups mais propensas a se tornarem os próximos unicórnios, como Conta Azul, UOL, Hurb entre outras.

Características em comum presentes nas startups unicórnios

Além do valor de mercado de mais de U$ 1 bilhão de dólares, existem outras características em comum presentes nestas promissoras empresas. De acordo com uma pesquisa divulgada em junho de 2019, pela bunch.ai, são elas:

  • Nunca comprometem seus princípios

Os funcionários das startups unicórnios são focados nos propósitos e princípios da empresa. Isso vai contra o senso comum que acredita que, para haver crescimento, deve-se deixar de lado a integridade, ou seja, a essência do negócio.

  • Não se perdem nos detalhes

O objetivo das startups unicórnios é oferecer produtos que vão sendo melhorados com o passar do tempo. Não trabalham com o perfeccionismo que visa entregar um produto finalizado ao mercado.

  • Mantêm o foco nos resultados

As startups unicórnios são altamente orientadas aos resultados, cumprindo os prazos estabelecidos. Assim, elas possuem 15% mais chances de alcançarem o sucesso e 20% menos, de fracassarem.

São empresas que possuem uma cultura onde existe a combinação entre princípios e foco nos resultados.

E aí? Já conhecia as startups unicórnios? Gostaria de saber mais sobre o assunto? Conte pra gente, nos comentários!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: