3 dicas para se prevenir das Robocalls

Você já deve ter recebido aquelas ligações de números desconhecidos, com DDDs de regiões do país, bem distantes da sua, não é mesmo? Conhecidas como Robocalls, elas são exemplos desagradáveis de utilização da automatização, sem considerar o bom senso ao lidar com as pessoas.

Outra característica deste tipo de ligação é a ausência de resposta. Ao atendê-las, ficamos num tipo de vácuo, sem ninguém para dialogar. Na verdade, estabelecer conversas não é o objetivo delas.

O perigo por trás das Robocalls

Essas ligações automáticas consistem muito mais do que um incômodo. São também um perigo a qualquer pessoa que as recebem. Podem ser utilizadas na aplicação de golpes, trazendo inúmeros prejuízos.

Por meio delas, oportunistas fingem ser de agências governamentais, como o Departamento da Receita Federal ou de empresas privadas, oferecendo oportunidades falsas para reduzir dívidas de cartão de crédito, por exemplo.

Outro detalhe interessante é que as Robocalls podem, até mesmo, utilizar localização falsa. Desta forma, o identificador de chamadas mostra a ligação como sendo da mesma região da pessoa, o que diminui a recusa do atendimento.

Dicas para se prevenir contra as Robocalls, em celulares Android

Algumas ações permitem evitar que tais golpes, por meio das Robocalls, sejam executados. Lembre-se que o processo pode variar, de acordo com o modelo do smartphone utilizado.

Dica 1: Bloquear números suspeitos

Abra as “ligações recentes” de seu dispositivo, selecione o número que deseja realizar a ação de bloqueio e clique em “detalhes”. Agora, selecione o menu representado pelos “três pontinhos” e depois, “Bloquear número”.

Dica 2: Usar o modo “não perturbe”

Com o modo não perturbe acionado, todas as ligações e notificações serão silenciadas.

Para ativá-lo, vá em “Configurações”, e em seguida, “Sons e vibração”. Agora ative o “Não perturbar”.

Você também pode clicar sobre o “Não perturbar” para personalizar mais detalhes referentes ao recurso. Clique em “Ativar agora” o “Não perturbar” ou em “Ativar como programado”, para ativar o “Não perturbar automaticamente nos dias e horários programados.

Ao clicar em “Permitir exceções”, você pode escolher:

“Sem exceções”: Para silenciar todos os alertas, as chamadas e a mídia.

“Alarmes apenas”: Para permitir que os alarmes soem ou vibrem enquanto o “Não perturbar” estiver ativado.

“Personalizar”: Para determinar as exceções que podem soar ou vibrar, enquanto o “Não perturbar” estiver ativado. Aqui você pode escolher, por exemplo, quais contatos você deseja receber chamadas ou mensagens, por exemplo.

Já, ao selecionar “Ocultar notificações visuais”, você pode escolher entre “Ocultar com tela ligada”, para impedir que notificações silenciadas por Não perturbar” sejam exibidas na tela, ou “Ocultar com tela desligada”, para impedir que as notificações por Não perturbar sejam ativadas no indicador de LED.

Dica 3: Instalar um app identificador de Robocalls

Há muitos apps com esta função, no mercado, em versões gratuitas e pagas. Confira alguns exemplos: Hiya, Nomorobo, RoboKiller e Mr. Number.

E aí? Já conhecia as Robocalls? Conta pra gente!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: