Conheça o papel da tecnologia em empresas de pet shop

Se você é proprietário ou gestor de um pet shop, sabe que administrar um negócio como esse envolve, além do amor e cuidado com os animais, o domínio de diversas tecnologias.

Presentes no cotidiano dos negócios, elas permitem lidar com uma variedade de tarefas administrativas, garantir um atendimento eficiente aos clientes e manter o estoque em ordem, por exemplo. Quer saber mais sobre o assunto?

Então, confira o bate-papo que realizamos com a Camilla Dias, proprietária da Boutique do Gato e fique por dentro de todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer às empresas de pet shop, transformando a forma de gestão de empreendimentos deste segmento.

Bate-papo com a Camilla

Digisac: Pra iniciarmos nossa conversa, conte um pouquinho sobre quem é a Camilla: Qual sua área de formação e trajetória profissional? Como surgiu a ideia de empreender com uma empresa de pet shop?

Camilla: Sou estilista e administradora com pós-graduação em gestão de negócios e psicologia organizacional. Comecei a empreender no mercado pet em 2012, quando comecei a me engajar com a causa social e adoção de animais.  Vi que tinha um enorme mercado promissor, uma vez que os gatos estavam sendo doados e nenhuma empresa conseguiria dar suporte e indicar aos tutores o que eles precisariam pra oferecer maior conforto, saúde e bem-estar aos animais.

Digisac: Sobre a Boutique do Gato: Quando a empresa nasceu? Onde está localizada? Qual o diferencial entre os concorrentes?

Camilla: Nossa empresa começou em 2012, apenas online com delivery, e fazíamos eventos em praças públicas, na Tijuca, RJ, promovendo adoção de gatinhos e compartilhando conhecimento. Participei de diversos eventos pets com a loja e em 2014 montamos a primeira sede um escritório loja, que era algo bem inovador na época e até hoje em dia esse conceito é diferenciado, onde os clientes agendavam sua visita para um atendimento exclusivo e personalizado.  Em final de 2019, mudei pra SP e abri uma filial SP com escritório, no mesmo formato do RJ, no bairro de Perdizes. Trabalhamos nessa modalidade até 2020 RJ e SP. Mas, em outubro de 2020, optamos por ficar apenas online com estoques nas 2 cidades. Final de 2022 abrimos uma loja física no RJ, no bairro da Tijuca e ampliamos a operação de SP, online, expandindo a empresa em 1 ano de forma exponencial. Atuamos com deliverys diários, em SP, inclusive sábado, domingo e feriado, com carro, moto e correios.  Nosso diferencial está em ser a primeira loja especializada de felinos do Brasil, atendimento personalizado pelo WhatsApp, com horário diferenciado, das 10h às 22h, focado em resolver problemas comportamentais e na curadoria dos produtos que são todos diferenciados e de alto padrão. 

O cliente compra de forma orientada aquilo que ele realmente precisa, não compra coisas desnecessárias nem por impulso.

Digisac: Você acredita no potencial da tecnologia para o benefício das empresas? Em quais atividades da Boutique do Gato ela está presente, atualmente?

Camilla: Trabalhamos há 11 anos de forma digital, com vendas através de vídeos, lives, grupos de Facebook, YouTube, Instagram, grupos de WhatsApp. Em 2015, nos tornamos clientes da plataforma de e-commerce da Tray e começamos a entender as operações de um e-commerce e as integrações entre sistemas. Em 2018 migramos para o sistema ERP bling que fez integração com a plataforma da Tray o que nos ajudou bastante a sair de controles manuais e planilhas, uma vez que, naquela época, nosso sistema de gestão não era integrado e era bem difícil controlar estoque físico com estoque da plataforma. Desde o ano de 2022, nos tornamos clientes Beta da plataforma Tray, onde testamos a integração nativa com o Google, o Pmax, que obtivemos ótimos resultados e é em grande parte responsável pelo início da alavancagem exponencial que estamos tendo nos últimos 12 meses. Depois, testamos o Chat Bot integração com o Meta, TikTok, ferramenta de PDV, Dropshipping e mais algumas outras ferramentas que estão em desenvolvimento. Atualmente estamos buscando mais informações sobre AI e outras ferramentas de automatização ligadas ao atendimento, CRM, Bots, dentre outras. E, há 3 meses, estamos trabalhando com uma empresa gestora de tráfego para potencializar nossas campanhas.

Digisac: Qual sua opinião sobre a utilização da tecnologia no atendimento ao cliente?

Camilla: Com certeza estamos caminhando para algo realmente muito inovador, que é o uso da inteligência artificial, também nos atendimentos. Nosso atendimento ainda é muito específico, humanizado e respondemos questões comportamentais de forma personalizada. Seria incrível ter uma ferramenta que conseguisse responder de forma assertiva e escalar esse nosso atendimento. Em média, de 6 vezes à 10 vezes por dia, atendo clientes com os mesmos problemas, as respostas são parecidas, não são todas iguais. Eu preciso analisar fotos e vídeos para responder os clientes.

Digisac: Qual dica você poderia oferecer para empreendedores que desejam implementar novas tecnologias em seus negócios e não sabem por onde começar?

Camilla: Acho que a maior dificuldade, hoje em dia, é o excesso de ferramentas e informações, que é bem diferente do que eu passei há 11 anos atrás, quando não existia quase nada. Acho que é fundamental o empreendedor entender de toda operação, estudar bastante, conversar com pessoas próximas, pedir referências de empresas e saber o que está contratando. Existem muitas empresas que prometem muitas coisas, com contratos genéricos e que, na prática, entregam muito menos do que oferecem, se conseguirem prestar o serviço. Já passamos por alguns problemas sobre isso, mesmo eu estudando bastante sobre todos os assuntos que envolvem o e-commerce. Para quem pode pagar uma mentoria acho que hoje é o melhor caminho, contratar especialistas no seu setor que vão pegar na sua mão e dar a diretriz de tudo que de fato você precise para o modelo do seu negócio.

Se você, assim como eu, ficou curioso para conhecer mais sobre a Boutique do Gato, acesse o site boutiquedogato.com.br e aproveite para seguir o @boutiquedogato no Instagram também!!

Gostou da matéria de hoje? Escreva aqui nos comentários!!

Deixe uma resposta