Se você acompanhou as notícias, durante as últimas eleições presidenciais, certamente notou a presença de um nome inusitado, o Gettr. Talvez muitos nunca tenham ouvido falar nessa rede social que ganhou destaque devido ao aumento significativo no número de novos usuários.
Criada em 2021, nos Estados Unidos, por Jason Miller, ex-assessor do ex-presidente americano Donald Trump, Gettr, se denomina uma rede social que promete não retirar do ar publicações de seus usuários, sendo a favor da liberdade de expressão e uma alternativa às big techs e seus famosos apps presentes no mercado. Quer saber mais? Então vem com a gente!
Como funciona o Gettr?
O nome Gettr vem do termo “getting together”, que traduzido ao português seria “ficando juntos”, ou seja, uma plataforma que promoveria a união entre seus membros.
Muito parecida com o Twitter, é caracterizada como um microblog que permite ao usuário publicar pequenos textos com links, imagens e vídeos, organizados no perfil.
Assim como outras redes sociais, através do Gettr, também é possível visualizar os conteúdos de outras contas e interagir com eles, seja respondendo, curtindo, repostando ou compartilhando com outros aplicativos, como Facebook, WhatsApp, Telegram e Pinterest, por exemplo.
Outras funcionalidades são um pequeno botão de análise, localizado junto a cada publicação que revela dados, como impressões e engajamentos e a opção de realizar buscas a termos específicos, presentes em outras contas.
Diferenças entre Gettr e Twitter
Apesar de uma interface semelhante entre as plataformas, o Gettr se diferencia em certos aspectos, como a possibilidade de inserir até 777 caracteres, em cada publicação. No Twitter são 280.
Também há diferenças em relação aos vídeos e imagens postadas. O Gettr permite vídeos de até 3 minutos de duração, lives com até 60 minutos e upload de até 6 imagens, em uma mesma publicação. Além de recursos nativos para edição, na própria rede social.
Tais funcionalidade teriam como objetivo favorecer a liberdade de expressão, fazendo com que a plataforma seja diferente das demais. Por isso, o crescimento constatado nos últimos tempos.
De acordo com Jason Miller, em matéria postada pelo site em.com.br o Gettr cresceu 20% após a eleição, 204 mil novos inscritos, entre 30 de outubro e 6 de novembro. Possui um total de 1,2 milhão de inscritos no Brasil, segundo mercado global da plataforma, atrás apenas dos EUA.
Quer saber mais sobre o Gettr? Escreva aqui nos comentários! E não deixe de seguir a Digisac, presente também nesta rede social.
