3 dicas para trabalhar o Novembro Azul nas empresas

Após as ações envolvendo o Outubro Rosa terem chegado ao fim, adentramos em outro mês também muito especial, o Novembro Azul. O foco desta vez é a prevenção ao câncer de próstata. E aí? Você está preparado para trabalhar o tema na sua empresa?

De acordo com as informações disponíveis no site do INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre a população masculina, aparecendo em 29% dos diagnósticos realizados no país. De 2020 a 2022, surgiram 65.840 novos casos da doença, acometendo principalmente homens com mais de 55 anos, excesso de peso e obesidade.

Sobre o Novembro Azul

O movimento Novembro Azul teve origem em Melbourne, na Austrália, em 2003, quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery promoveram uma campanha inspirada no Outubro Rosa. O objetivo era deixar o bigode crescer, demonstrando apoio ao Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro.

O sucesso foi tão grande que resultou na criação da Movember Foundation (moustache = bigode + november = novembro), uma organização sem fins lucrativos com foco na arrecadação de fundos para o combate ao câncer de próstata.

No Brasil, o movimento ficou conhecido em 2008, através da campanha “Um Toque, Um Drible”, realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. O objetivo era derrubar o preconceito e incentivar a realização do exame de toque, responsável pela detecção do câncer.

De lá para cá, o mês de novembro sempre é marcado por inúmeras ações, como palestras sobre a importância da realização do exame físico (toque) e do PSA (exame de sangue), iluminação dos monumentos e prédios públicos na cor azul e assim por diante. E nas empresas, como este tema pode ser trabalhado?

Conscientização sobre o Novembro Azul nas empresas

Prática esportiva

Como a incidência do câncer de próstata é maior em homens com excesso de peso e obesidade, ações que promovam a prática de esportes contribuem – e muito – para o combate à doença.

Organize uma partida de futebol, uma tarde de caminhada ou pedalada junto aos colaboradores! Além de promover a saúde são ações excelentes de integração e socialização.

Dia de ir ao trabalho vestindo uma roupa azul

Uma ação comum, também no Outubro Rosa é determinar um dia para todos irem trabalhar vestindo uma cor específica. Agora, imagine se, além da roupa azul, os homens deixassem o bigode crescer, durante o mês! Isso poderia resultar em um registro bem bacana e divertido para ser compartilhado nas redes sociais e canais de comunicação interna. O que você acha?

Palestras e mimos especiais

Realizar palestras com especialistas é uma dica valiosa, afinal eles possuem o conhecimento adequado para sanar qualquer dúvida, além da maneira correta para tratar de um assunto tão sério, sem gerar qualquer tipo de vergonha ou constrangimento. Vale completar a ação com um mimo especial que demonstre o carinho e o cuidado da empresa com o colaborador.

Essas foram as dicas que preparamos para você. Esperamos que tenha gostado. Realizou alguma delas, na sua empresa? Conhece uma diferente? Escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta