Blockchain e as tendências do universo digital para 2022

Se você ainda não ouviu falar em blockchain, criptomoeda, ativos digitais, bitcoins, NFT… se prepare!! Estes termos são tendências que estarão muito mais presentes entre nós, a partir do ano que vem. Vamos entender juntos o que significam?

Tecnologia blockchain e o universo digital

Muita gente acredita que Bitcoin e blockchain são sinônimos. Isso não é verdade!! Blockchain consiste em uma espécie de banco de dados, em que as negociações ou transações de Bitcoins e outros ativos digitais ficam gravados e disponibilizados para controle pelos próprios usuários.

Já, Bitcoin é o nome dado à primeira criptomoeda, ou seja, uma moeda virtual, que une criptografia à tecnologia blockchain para o funcionamento descentralizado de negociações pela internet.

Você saberia dizer o que torna uma criptomoeda tão especial? A resposta está relacionada a alguns fatores, como à descentralização, que permite a transferência dessas moedas virtuais, de uma pessoa para outra, sem a intermediação de um banco, em um cenário totalmente virtual.

O grande sucesso da Bitcoin, apareceu em 2017, quando o preço dessa criptomoeda disparou no mercado, repercutindo na valorização de outras menos conhecidas.

Diferente do que acontece com as moedas “físicas”, podemos dizer assim, a cotação das criptomoedas não tem relação alguma com as políticas monetárias do governo. Seu valor está ligado a lei da oferta e demanda do mercado. No entanto, fatores, como aceitação no mercado, aumento de carteiras virtuais, eventos da economia mundial, podem influenciar na cotação.

Um detalhe muito importante!! As transações realizadas com criptomoedas, inseridas no sistema blockchain, não podem ser desfeitas. Então pense bem antes de vender as suas!!

Podemos observar que no setor financeiro, a tecnologia blockchain tende a ajudar a simplificar os sistemas operacionais, tornando-os mais seguros e livre de fraudes. Ela também pode ser utilizada para arquivar e compartilhar outras coisas, como música, arte, fotos e documentos, por exemplo, sem depender do pagamento de taxas e burocracias.

E é aí que entra outro termo, tendência para 2022, o NFT, abreviação de “token não fungível” (non-fungible-token, em inglês). Trata-se de um certificado digital exclusivo, armazenado na blockchain, que permite rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet.

Por meio deste certificado, comprova-se a autenticidade de um ativo digital, como uma obra de arte, itens colecionáveis, fotos, enfim…. Tudo o que pode ser livremente compartilhado e por que não comercializado!!

Como podemos ver, a tecnologia blockchain vai muito além das criptomoedas e certamente estará em evidência no próximo ano, sempre que termos, como ativos digitais, moedas virtuais e NFTs forem abordados.

Gostou da matéria de hoje? Quer ficar por dentro de assuntos como esse? Não deixe de seguir nosso blog e nossas mídias sociais!!

Um comentário sobre “Blockchain e as tendências do universo digital para 2022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s