Manual de Libras para Ciências viabiliza o acesso ao conhecimento

Para as pessoas que não possuem alguma necessidade especial, decorrente de alterações na audição, por exemplo, compreender e interagir com tudo o que é transmitido é muito simples e natural. Mas, você já parou para pensar como seria, se não fosse capaz de ouvir e se deparasse com conteúdos sem nenhuma tradução em libras, fundamental para a sua compreensão?

Ao vivenciar diversas situações como essa, Liana Maria Menezes Galeno, desenvolveu junto aos amigos e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Piauí/Campus Ministro Reis Velloso, o Manual de Ciências, repleto de sinais para os termos que não existem em Libras.

A surdez e os desafios no acesso ao conhecimento

De acordo com as informações apresentadas no próprio manual, a pessoa surda desenvolve maneiras especiais para se comunicar e relacionar com o mundo ao seu redor, principalmente por meio das experiências visuais, como as proporcionadas através da Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

A falta de acesso a conteúdos adaptados a essa linguagem e também a existência de preconceitos em meio a sociedade em relação à pessoa surda são grandes desafios a serem superados, ainda nos dias atuais.

Escolas e Universidades, por exemplo, precisam desenvolver ações que resultem efetivamente na melhoria da qualidade do ensino, com conteúdos apropriados, de qualidade e profissionais capacitados para trabalhar com a linguagem de sinais.

Manual de Libras para Ciências

A criação do Manual de Libras para Ciências tem como objetivo principal melhorar o ensino neste campo do conhecimento, oferecendo conteúdos que podem ser repassados pelos intérpretes aos alunos surdos que tanto necessitam ter acesso ao conhecimento.

Destaca-se que o material elaborado pode beneficiar outras áreas, como Medicina, Enfermagem, Psicologia que também enfrentam dificuldades em relação a materiais apropriados para o ensino através das Libras.

Que tal fazer com que o Manual de Libras para Ciências alcance mais pessoas que poderão ser auxiliadas por seu conteúdo??

Acesse e compartilhe o Ebook: Manual de Libras para Ciências – A Célula e o Corpo Humano em suas mídias sociais!!

Gostou da matéria de hoje? Deixe aqui seu comentário!! Ah! E não deixe de seguir o DigiBlog!! Até mais!!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: