Como corrigir problemas de travamento de backups do WhatsApp em dispositivos Android

Usuários do WhatsApp têm a opção de realização de backup em nuvem, muito importante para quem deseja trocar de aparelho celular e precisa ter acesso às mensagens e mídias das conversas do antigo dispositivo. Mas, e quando esse processo apresenta algum tipo de erro? O que fazer nesta situação?

Backups de conversas do WhatsApp feito em nuvem do Google Drive

O Google Drive é um serviço de nuvem próprio dos dispositivos Android, sendo utilizado por apps, como o WhatsApp, encontrados de forma nativa nestes aparelhos.

Para que seja possível a realização de backups de conversas do mensageiro diretamente na nuvem do Google Drive, antes da mais nada, é necessário que o usuário possua uma conta deste serviço.

Ao tê-la em mãos, a opção do backup precisa ser ativada manualmente. Para isso, proceda da seguinte maneira:

Passo 1: Com seu WhatsApp aberto, selecione o menu representado pelos “três pontinhos” localizado no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em “Configurações”.

Passo 2: Agora clique em “Conversas” e escolha a opção “Backup de conversas”.

Passo 3: Com o menu Backup de conversas aberto, em “Configurações do Google Drive” selecione “Fazer backup no Google Drive”.

Passo 4: Escolha com que frequência o backup deve ser realizado e a conta do Google Drive a ser utilizada.

Está com um dispositivo novo e pretende baixar todo o conteúdo do seu WhatsApp?

Passo 1: Reinstale o WhatsApp no novo dispositivo. (Lembre-se de desinstalá-lo no antigo primeiro, está bem?)

Passo 2: Ao abrir o app, confirme o seu número de telefone.

Passo 3: Clique em “Restaurar”.

Passo 4: Aguarde o processo de download das conversas e arquivos de mídia do Google Drive ao novo dispositivo ser finalizado e clique em “Avançar”.

Como podemos perceber, o processo de realização de backup é bem simples e normalmente acontece sem nenhuma intercorrência. No entanto, existem muitos relatos de usuários sobre um problema de travamento, capaz de provocar a perda de todo o histórico de chat do app.

Graças à recente descoberta de reddit torojeta, o cenário mudou e agora os usuários têm acesso a uma solução. De acordo com a publicação realizada neste domingo (10), pelo site especialista no verdinho, WABetainfo quem estiver com o problema, pode proceder da seguinte maneira:

  1. Desvincule sua conta WhatsApp do Google Drive: visite https://drive.google.com , faça login em sua Conta do Google e abra Configurações> Gerenciar aplicativos> WhatsApp Messenger (ou WhatsApp Business)> Opções> Desconectar do Drive.
  2. Desinstale o WhatsApp.
  3. Usando um gerenciador de arquivos, vá para “/user/Android/Media/com.whatsapp/WhatsApp/Databases”, selecione o arquivo de banco de dados mais recente e renomeie-o para “msgstore.db”, deixando inalterada a extensão .crypt. Por exemplo, suponha que sua extensão seja “.crypt12”: o arquivo de banco de dados deve ser renomeado para “msgstore.db.crypt12”. Se o caminho não existir, tente “WhatsApp / Bancos de dados” ou “/ usuário / WhatsApp / Bancos de dados”.
  4. Instale o WhatsApp e faça login em sua conta usando o mesmo número de telefone.
  5. O WhatsApp tentará obter o backup do Google Drive, mas, visto que desvinculamos o WhatsApp do Google Drive, não é possível encontrá-lo: isso é o que queremos porque o WhatsApp irá selecionar com sucesso o backup local que renomeamos anteriormente!
  6. Depois de restaurar seu histórico de bate-papo, agora você pode vincular o WhatsApp à sua Conta do Google abrindo as configurações de backup.

Você utiliza o backup em nuvem para salvar o conteúdo do seu WhatsApp? Já passou por algum problema na execução deste processo? Conte pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: