É cada vez mais comum nos depararmos com notícias a respeito das ameaças realizadas no ambiente digital, contra organizações públicas e privadas presentes no mundo todo. Adotar ações que reforçam as políticas de segurança das entidades torna-se fundamental neste contexto, evitando-se assim, grandes prejuízos.
O Governo Federal Brasileiro, visando se adequar a essa nova realidade, acaba de instituir, por meio de decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro, a Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos, publicado nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial da União.
De acordo com o decreto, a rede passará a divulgar medidas de prevenção, tratamento e resposta a incidentes cibernéticos, compartilhar alertas sobre ameaças, anunciar informações sobre ataques, promover a cooperação entre os participantes da Rede e a celeridade na resposta a incidentes do tipo.
A participação será obrigatória aos órgãos e às entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e facultativa às empresas públicas e às sociedades de economia mista federais e suas subsidiárias, devendo assim ocorrer por meio de adesão.
Ainda, segundo o decreto, compete ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, as ações de coordenar a rede e convocar reunião da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo para tratar sobre ocorrência de incidente cibernético grave ou quando houver risco elevado.
Para mais informações, confira o decreto na íntegra, clicando em gov.br
E você? O que achou sobre a ação do governo ao instituir a rede? Conta pra gente, aqui embaixo!! Até mais!