Afinal, como começar a empreender?

Atualmente, muito se fala sobre empreendedorismo e sobre começar o seu próprio negócio. Principalmente levando em consideração o atual contexto em que vivemos, de cenários incertos e crises esporádicas, em que precisamos dar um jeito e inovar. 

A palavra empreender se tornou para muitos um brilho no olho e, para outros, um grande medo, pois o processo de inovação e de criação de um novo negócio exige planejamento e disciplina. 

Primeiro, para começar a empreender, precisamos entender o que isso significa! 

O empreendedorismo é o ato de criar algo inovador, diferente e especial. Para empreender, você pode usar seus próprios recursos e não necessariamente ter ajuda de outra pessoa. Empreender é ter uma grande ideia e realmente tirar ela do papel, colocar em ação e com suas competências e outras desenvolvidas, criar um novo negócio capaz de gerar lucros. 

Para começar a empreender é preciso muita disciplina e vontade, visto que as adversidades no meio do caminho aparecerão com frequência. Além disso, empreender exige muita paciência. Nenhum negócio começa do nada! Negócios de sucesso levam tempo para ganharem credibilidade e sustento. 

Sugerimos que seja usado, para este fim, o mapa mental conhecido como Canvas, onde você, em primeiro lugar, colocará suas ideias no papel. 

Antes disso, é possível seguir alguns passos importantes como: 

  1. Avaliar o mercado

Qual é a sua ideia? Existem pessoas que já tiveram ou estão tendo a mesma ideia que você? Analise a concorrência, o mercado. Entenda o que está dando certo e o que está dando errado com outros negócios.Faça pesquisas com possíveis públicos: eles comprariam o seu produto? Caso não, por quê? Desenvolva uma boa pesquisa! Ela também te ajudará com ótimos insights. 

  1. Ter um objetivo definido 

O que você pretende com o seu negócio? O que você deseja alcançar? Qual seu grande objetivo ao criar o seu negócio? Pense em seu propósito e trace seus objetivos. Eles serão fundamentais para te guiar em todo o período do empreendimento. 

  1. Investimento 

Somente com investimento haverá retorno! Não pense que está “gastando”, mas sim, investindo. Claro, sempre na medida do possível, até onde suas condições permitirem! Invista na qualidade dos produtos, fotos, canais de comunicação, embalagens e até cursos que te ajudarão a alavancar o processo de empreender. 

  1. Iniciativa 

Por fim, não espere mais! Comece, escreva, leia, pesquise, veja vídeos, filmes. Se inspire e não desista. O processo pode demorar, ser longo. Muitas vezes, você pode achar que não dará certo, mas confie em seu processo, encare, comece! Não deixe para amanhã se a sua ideia está em sua cabeça hoje! 

E conte sempre com a DigiSac, em seu processo de atendimento!😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: