App Barcode Scanner infecta celulares com malware em bombardeio de anúncios

Muitas pessoas já sabem os perigos que podem existir ao acessar e-mail, sites ou apps desconhecidos. Mas e quando nem a plataforma que disponibiliza um app para download, por exemplo, é capaz de detectá-lo?

É o caso do Barcode Scanner, um app para leitura de códigos de barra e QR Codes, que podia ser facilmente encontrado na Play Store, loja de dispositivos Android.

Descoberto por pesquisadores da companhia de cibersegurança, Malwarebytes, o app infectou mais de 10 milhões de usuários com um trojan (programa malicioso) de anúncio na sua última atualização efetuada.

Ao ser atualizado, o app se transformava em um adware, programa de bombardeio de anúncios indesejados, que poderia até gerar oportunidades para ataques mais agressivos no celular do usuário.

Mesmo estando disponível apenas na última versão atualizada do software, o malware teve tempo suficiente para agir em muitos aparelhos, até que o app fosse removido da Play Store.

Você já teve alguma experiência com este tipo de malware? Conte pra nós! Aproveite e compartilhe esta matéria com seus amigos!😉

Deixe uma resposta