Signal não possui políticas para gerenciamento de conteúdos

Com a popularização de novos apps mensageiros, como Signal e Telegram, por exemplo, vemos surgir a cada instante informações, positivas e negativas, a respeito deles. Tais informações são sempre levadas em consideração por seus novos usuários, podem ter certeza disso!!

Sabemos que, por mais funcionalidades que um app mensageiro possa possuir, nenhuma delas ainda é capaz de impedir completamente sua utilização para o mal, como publicações de conteúdos que incentivam a violência, o preconceito, a desinformação e tantos outros.

O Signal, mensageiro que vem crescendo em popularidade, principalmente após o anúncio polêmico da nova política de privacidade do WhatsApp, tornou-se alvo da discussão sobre a importância de haver, por parte de seus gestores, responsabilidade não apenas quanto à privacidade dos usuários, mas também, em relação ao conteúdo disseminado por meio do app.

Vimos, por aqui no blog, alguns casos recentes sobre o assunto, como a matéria sobre os administradores de grupos no WhatsApp, que podem ser processados, ao permitirem a disseminação de conteúdos indevidos no grupo. Outro caso interessante é o caso do app mensageiro Telegram, que bloqueou canais em sua plataforma, por apresentarem conteúdos de incentivo à violência.

Segundo alguns funcionários e ex-funcionários da Signal Foundation, avisos sobre potenciais riscos em relação à utilização de recursos do app por pessoas mal-intencionadas foram, em grande parte, ignorados pela fundação. Eles ainda afirmam que seu foco, no momento, parece ser outro: Atingir a meta de 100 milhões de usuários ativos para que o serviço se torne autossustentável.

Fato é que, caso o Signal não tome as devidas ações, seguindo o exemplo de outros apps do mercado, muito provavelmente não sairá ilesa deste tipo de comportamento. E você, o que pensa a respeito disso? 🤔👇

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: