Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça ao ler o termo Inteligência Artificial? Normalmente, quando pensando nisso, nos vem à mente filmes futurísticos, não é mesmo? Sem contar nos robôs e tecnologias super avançadas. No dicionário, inteligência artificial significa “ramo de pesquisa da Ciência da Computação que tem como objetivo desenvolver tecnologias que simulem a inteligência humana, como raciocínio, aprendizagem, linguagem, inferência e criatividade” ou “Mecanismo, software ou outro artefato produzido pelo homem que exibe uma inteligência similar à humana.”
O “simular o raciocínio humano” é basicamente transformar a tecnologia para que essa faça e execute tarefas que nós, humanos, normalmente fazemos através dos softwares.
Para Raquel Dias, em seu artigo Inteligência Artificial: sistemas especialistas no gerenciamento da informação “a expressão inteligência artificial está associada, geralmente, ao desenvolvimento de sistemas especialistas. Estes sistemas baseados em conhecimento, construídos, principalmente, com regras que reproduzem o conhecimento do perito, são utilizados para solucionar determinados problemas em domínios específicos.”
Ou seja, não podemos associar Inteligência Artificial apenas com os robôs ou máquinas futurísticas, mas sim com a linha de pesquisa e os avanços que a mesma vem trazendo para a nossa realidade.
Para deixar mais claro o conceito do AI (artificial intelligence), vamos dar alguns exemplos:
- Siri
A Siri, assistente pessoal dos aparelhos de sistema iOS, é um exemplo perfeito de inteligência artificial. A ferramenta imita a voz humana e obedece comandos do dono do aparelho. A Siri foi pensada para facilitar a vida dos usuários e, segundo a própria Apple: “a Siri faz mais. Mesmo antes de você pedir.”
- Waze
O Waze é um aplicativo de GPS totalmente baseado em inteligência artificial. Quando traça as melhores rotas para o seu caminho, atualiza as rotas quando há congestionamento e também te mostra quanto tempo você levará para chegar ao seu destino e, claro, o que há por trás de todas essas informações são algoritmos baseados em Inteligência Artificial.
- Google assistente
O Google Assistente segue a mesma linha da Siri, tem como função facilitar atividades cotidianas e é visto como um assistente pessoal. Basta você dar o comando que a inteligência artificial obedece e, novamente, é baseado em algoritmos, linha base da IA.
- Chatbots
Os chatbots, muito conhecidos aqui no blog da DigiSac, são baseados em inteligência artificial. São usados normalmente em atendimento e quebram um galho na hora de automatizar e melhorar o seu atendimento. Com os chatbots, é possível direcionar clientes para setores específicos e, assim, levar confiança e eficácia para o seu setor de atendimento.
Deu pra ter um gostinho do que é inteligência artificial e o quanto ela já esta presente no nosso dia a dia?? Você já tinha pelo menos parado pra pensar o quão interessante é um sistema conseguir te guiar de um lugar para outro, e ainda te informar possíveis congestionamentos e radares que possa ter na estrada? E que todas as suas perguntas feitas pra rede, são todas respondidas por AI (artificial intelligence)?
E os chatbots? Você imaginava que eles eram baseados em inteligência artificial também? Nós da Digisac estamos preparados para te apresentar esse mecanismo e te ajudar a otimizar o tempo e a qualidade dos atendimentos de sua empresa! Entre em contato conosco!