Pagamentos através do Whatsapp são suspensos por tempo indeterminado!

Para quem não estava por dentro dessa nova atualização do aplicativo Whatsapp….. Na semana passada (15), o Whatsapp Pagamentos foi lançado pela plataforma a fim de possibilitar pagamentos e transferências de pessoa a pessoa e pequenas empresas dentro do aplicativo.

Tal atualização foi liberada para teste apenas no Brasil, para cerca de 1,5 milhões de usuários, com o intuito de ir se propagando para os demais países brevemente. Vale ressaltar ainda, que o nosso país foi escolhido em primeiro lugar para receber tal capacidade pelo fato de ser o segundo maior mercado do aplicativo, perdendo apenas para Índia. Na Índia o aplicativo também fez testes, mas ainda não foi autorizado pelas autoridades locais para operar.

Matt Idema, diretor de operações do Whatsapp, disse que o novo mecanismo foi criado para ajudar a aumentar os pagamentos digitais, ajudar a crescer a economia digital com pequenas empresas e ajudar a apoiar a inclusão financeira, além de deixar mais fácil a realização de pagamentos e transferências entre as pessoas, afinal imagina a praticidade de fazer uma transferência sem precisar sair do chat do whatsapp!

Atualização suspensa

Ocorre que, nesta terça-feira (23), o Banco Central já anunciou a suspensão do Whatsapp Pagamentos em todo o Brasil. A instituição informou que tal medida não é definitiva e com ela pretende “avaliar eventuais riscos” e “evitar danos irreparáveis” que a nova atualização possa causar à concorrência e à privacidade, em observância à Lei n° 12.865 de 2013, que define o Sistema de Pagamentos Brasileiro e estabelece as funções do BACEN.

De acordo com o Banco Central, todas as bandeiras que estão realizando atividades com o Whatsapp Pagamentos devem parar imediatamente, caso contrário estarão sujeitas à multas e a processos administrativos.

O BACEN informou ainda que sem uma análise prévia, o Whatsapp Pagamentos “poderia gerar danos irreparáveis ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, e justificou que com a análise “pretende preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: