O que são os tão famosos bots?

Basicamente, bots são os robôs desenvolvidos para serem utilizados em atividades repetitivas e pré-programadas. O grande diferencial de um bot para um robô é o seu lugar de atuação. Os bots atuam no meio digital, enquanto os robôs podem estar em nossas casas aspirando nosso chão ou fabricando carros, por exemplo. 

Os bots digitais surgem com a necessidade de facilitar a vida das pessoas, principalmente no contexto atual (pós modernidade) em que precisamos de processos rápidos e ágeis, já que o tempo é curto e as demandas são grandes.

Os bots na prática

Pesquisas

Com certeza você já passou pela experiência de, após pesquisar por um produto ou serviço, uma propaganda do mesmo apareceu no seu feed do Facebook, não é mesmo?

Isso acontece por conta da big data que é basicamente o recolhimento de informações suas e de suas pesquisas, e claro, os bots trabalham para isso através do rastreamento de informações suas. 

A ferramenta de pesquisa do Google também é feita através de um bot, que informa para você os resultados da sua pesquisa através da varredura. 

E-mail

Os bots são usados nos e-mails, principalmente para automação de campanhas para marketing. A programação dos e-mails são feitas através de um bot que, no momento programado, são enviados para os leads. 

Assistentes 

Os bots de assistência como o Google assistente ou Siri são tipos de bots que facilitam a vida dos usuários quando, ao solicitar um único comando, eles logo obedecem e executam.

Atendimento

Os bots também estão presentes no atendimento através dos chatbots. Eles automatizam o contato com o cliente, seja para executar vendas, compras, tirar dúvidas, receber sugestões ou solucionar qualquer problema ou dificuldade que o cliente possua. 

Mídias Sociais

As mídias sociais também podem ser meios de utilizar os bots, principalmente na captação de leads. Através dos bots utilizados no Facebook, por exemplo, é possível captar pessoas que podem estar interessadas no seu negócio, principalmente através do messenger. As caixas de mensagens das redes sociais são ótimas oportunidades para o uso dos bots, com ênfase nos chatbots. 

Receios

Muitas pessoas ainda possuem o receio e o medo de terem os seus lugares de trabalho roubados pelos bots e pela automatização de processos. Isso não deixa de ser uma verdade, mas o uso do humano não ficará de lado e sim remoldado para que as máquinas e as pessoas trabalhem juntos, otimizando e aprimorando processos.

2 comentários sobre “O que são os tão famosos bots?

Deixe uma resposta