O WhatsApp é um aplicativo de mensagens, assim como o Telegram. Através dele, é possível enviar mensagens de áudio, arquivos de imagem e vídeo, documentos e links. O aplicativo ainda realiza chamadas de voz e de vídeo.
O mensageiro surgiu para que os usuários compartilhassem os seus status como “estou ocupado” ou “estou em reunião”. Depois de pouco tempo, os usuários começaram a conversar através de seus status, o que gerou a oportunidade para que ele passasse a competir com o SMS.
O mensageiro foi criado no começo do ano de 2009 por Jan Koum e Brian Acton que trabalharam juntos no Yahoo por cerca de 20 anos. Já no meio do mesmo ano, a função de recebimento de notificações foi ativada, ficando mais próximo do que conhecemos hoje sobre o app.
Em agosto, do mesmo ano, o WhatsApp 2.0 chegou, finalmente às lojas de aplicativos com o formato de mensageiro e ganhou o gosto popular chegando a imediatos 250 mil usuários de forma quase instantânea.
Em 2014, o WhatsApp gerou repercussão quando foi comprado por Mark Zuckerberg, passando a ser um aplicativo do grupo Facebook e, segundo o próprio site do mensageiro “continua operando como um aplicativo independente e com o foco direcionado em construir um serviço de mensagens que seja rápido e que funcione em qualquer lugar do mundo.” A grande discussão em torno dessa compra foi acerca do uso de dados dos usuários já que o WhatsApp tinha um política de segurança forte e, por outro lado, o grupo Facebook é bem conhecido por lucrar usando justamente esses dados. Ainda assim, segundo o site, “nossas mensagens e chamadas estão protegidas com a criptografia de ponta a ponta, o que significa que terceiros, incluindo o WhatsApp, não podem lê-las nem ouvi-las. Por trás de cada decisão está o nosso desejo de possibilitar que as pessoas se comuniquem sem barreiras, em qualquer lugar do mundo.”
Todos os dias, o WhatsApp cresce um pouco mais. Os números impressionam: em 2014, o aplicativo já era o mensageiro mais popular do mundo. Em 2015, já possuía 700 milhões de usuários e, em 2017, já tinha 1 bilhão de pessoas utilizando-o. Hoje, o WhatsApp conta com o WhatsApp Business que é voltado para as pequenas e médias empresas utilizarem como forma de atendimento. Além disso, o mensageiro também disponibiliza o API do WhatsApp Business, que é voltada para empresas de médio e grande porte.