Golpes aplicados em contas comerciais falsas do WhatsApp: Como se proteger?

Com o aumento na utilização do WhatsApp, na comunicação entre clientes e organizações, cresce também a incidência de golpes realizados por meio dele. O que é preciso fazer, enquanto cliente, para se proteger? E como empresa? Apresentaremos, a seguir, informações importantes que poderão te ajudar.

Para clientes que se comunicam com empresas, através do WhatsApp

Se você faz parte do grande número de usuários que utilizam o mensageiro para entrar em contato com marcas ou empresas, preste muita atenção às seguintes informações:

  • Verifique se a conta da empresa, no WhatsApp, é oficial

Saiba que muitas empresas presentes no mercado realizam sua comunicação através de uma conta oficial do WhatsApp, adquirida após um rigoroso processo de verificação junto ao Facebook. Este tipo de conta oferece muitos benefícios, entre eles, a possibilidade de adquirir um selo que sinaliza ao cliente que se trata de uma conta segura e confiável.

No entanto, algumas empresas preferem fazer uso da conta comercial “comum” do mensageiro, que diferente da oficial não possui medidas que garantam uma comunicação com maior segurança, principalmente em relação à autenticidade da marca que está por trás.

  • Esteja atento às informações presentes na conversa

Criminosos podem se passar por uma conta comercial comum, oferecendo links para descontos e promoções falsas. Ao serem acessados, permitem a instalação de programas maliciosos no dispositivo e o roubo de dados pessoais do usuário. Outra forma comum de fazerem isso é pedindo a confirmação de informações privadas, após a realização de uma provável compra.

  • Procure canais seguros para entrar em contato com a empresa

Se você desconfia das informações e percebeu que a empresa que está entrando em contato não utiliza a versão oficial do WhatsApp, não deixe de procurar outro contato direto para confirmar as informações solicitadas, seja um e-mail, site ou app da empresa, combinado?

  • Denuncie contas suspeitas

O aplicativo WhatsApp oferece aos usuários a possibilidade de “Denunciar” ou “Bloquear” um contato. Caso desconfie de uma conta, sugerimos que você denuncie. Assim, o WhatsApp poderá investigar comportamentos suspeitos relacionados a ela.

Para empresas que se comunicam com seus clientes, através do WhatsApp

Se você utiliza a versão comum do WhatsApp, no atendimento ao cliente, saiba que o melhor a ser feito é mudar para a oficial, também conhecida como WhatsApp Business API, sabe por quê? Além de transmitir maior confiança e segurança, sua empresa tem acesso a muitos benefícios, como estabilidade na conexão, possibilidade de atendimento por diversos agentes em um só número, menor risco de banimento, envio em massa através de HSM e muito mais.

E aí? Gostou da matéria de hoje? Quer saber mais sobre o WhatsApp Oficial? Preencha o formulário abaixo que, em breve, entraremos em contato.😉

Deixe uma resposta