Conheça a cultura DevOps e como pode ser implementada

Dev o quê? Calma! Você não é o único que se fez essa pergunta! Vamos conhecer hoje, a cultura DevOps, uma prática cada vez mais difundida entre as empresas de tecnologia. Mas, qual a razão de seu sucesso?

O principal motivo para a adoção deste tipo de cultura consiste nos benefícios que podem ser alcançados, por meio dela, principalmente em relação à comunicação e colaboração entre as equipes de desenvolvimento e operações da empresa.

Empresas de tecnologia e suas equipes de trabalho

O crescimento continuo que muitas empresas de tecnologia vêm enfrentando, na atualidade, tende a gerar um problema grave, se não solucionado. Estamos falando do distanciamento entre os profissionais de diferentes departamentos. Por isso a necessidade de se inserir a cultura DevOps que funciona como uma metodologia, com princípios, procedimentos e ferramentas próprias.

Ao ser trabalhada na empresa, além da integração entre as equipes, essa cultura promove, também, a aceleração no desenvolvimento e entrega contínua dos produtos, sem deixar a qualidade de lado. E como podemos praticá-la?

Bom, para isso existem algumas metodologias e ferramentas focadas no cumprimento de tarefas e na padronização das responsabilidades para se alcançar o resultado final de um projeto, favorecendo a aproximação e o compartilhamento de experiências entre as equipes de desenvolvimento e de operações, quesito fundamental que caracteriza a cultura DevOps.

Colocando em prática a cultura DevOps

Agora que sabemos sobre o papel da cultura DevOps, vamos conferir, juntos, algumas ferramentas e metodologias úteis para sua implementação. Mas, lembre-se!! Para o sucesso nos resultados esperados, toda ação deve partir de uma conscientização trabalhada entre os líderes (diretores e gestores) e colaboradores. Agora sim!! Vamos lá!

Ferramentas e métodos para implementação da cultura DevOps

Git: Trata-se de uma ferramenta de controle distribuída, utilizada principalmente em projetos open-source. Ela permite a colaboração de diferentes profissionais, na criação e edição dos arquivos, sem a necessidade de estarem em um mesmo local.

Mercurial: Assim como Git, Mercurial é uma ferramenta de controle de versões distribuída, podendo ser utilizada por profissionais localizados em lugares diferentes. Eficiente e rápida na execução dos comandos, funciona muito bem em equipes grandes.

Subversion (SVN): Diferente do Git e Mercurial, Subversion é uma ferramenta de controle de versão de software centralizada, indicada para profissionais que se encontram em um mesmo local. É considerada rápida e simples de ser trabalhada.

Scrum: Trata-se de um método baseado em um conjunto de ações e estratégias para solucionar problemas de forma rápida e com qualidade, otimizando recursos humanos e materiais.

Kanban: Método que oferece um quadro que indica o desenvolvimento do projeto, através de tarefas pendentes, em andamento e finalizadas em pipeline.

Estes são apenas alguns exemplos de ferramentas e métodos que podem ser utilizados, até mesmo em conjunto, visando a implantação da cultura DevOps. Cabe a cada empresa verificar as estratégias mais adequadas a sua necessidade, sempre abordando o assunto em conjunto, considerando as opiniões de todos os envolvidos.

Conta pra gente: Sua empresa adota a cultura DevOps junto às equipes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s