Instagram e a polêmica em torno de suas mais recentes atualizações

Se você utiliza o Instagram e tem acompanhado suas atualizações mais recentes, pôde perceber as intenções da plataforma em investir, cada vez mais, nos formatos de vídeos, especialmente nos Reels. Mas, o que você e os demais usuários pensam sobre isso?

A ideia parece não agradar influenciadores, como as irmãs Kardashians, que vieram a público, na última semana, deixando claro suas opiniões a respeito do assunto. A campanha “Faça do Instagram, Instagram de novo” ganhou grande repercussão e deu origem até mesmo a uma petição online, na plataforma Change.org.

Onde a polêmica começou

A postagem que deu o ponta pé inicial às discussões sobre a “TikToknização” do Instagram, termo utilizado por usuários para retratar as semelhanças, cada vez maiores, entre o app e seu concorrente TikTok, foi feita pela fotógrafa norte-americana Tati Bruening, em seu perfil @illumitati

E viralizou de vez, quando Kylie Jenner e sua irmã Kim aderiram ao movimento. O resultado de tudo isso? Bom, Adam Mosseri, CEO do Instagram apareceu para contar algumas novidades.

Em um vídeo postado em seu perfil Mosseri afirma que há muitas coisas acontecendo e que trabalhos estão sendo feitos para melhorar a experiência do usuário. Esclarece também que o suporte às fotos permanecerá e que a transformação do app, ao formato de vídeo, acontecerá.

“Se você der uma olhada no que as pessoas estão compartilhando no Instagram, verá que há cada vez mais uma mudança para o vídeo ao longo do tempo”, explicou ele.

Assista o vídeo completo, logo abaixo:

Mark Zuckerberg, diretor da Meta e também proprietário do instagram, reforçou o posicionamento defendido por Mosseri, ao dizer, durante uma teleconferência, que as pessoas estão assistindo a vídeos online, cada vez mais.

Ao que tudo indica, os planos em relação aos formatos de vídeos curtos do Instagram dificilmente serão alterados.

Mudanças consideradas pelo Instagram

Apesar de afirmar a tendência em relação ao consumo de vídeos, no Instagram, Mosseri considerou voltar atrás em algumas alterações previstas, como o formato full-screen de fotos e vídeos (semelhante ao TikTok) e as recomendações de posts exibidos no feed do usuário.

Será que o Instagram está no caminho certo? O que realmente está em jogo: As próprias intenções do app ou as necessidades de seus usuários? O que você acha?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s