Conheça os benefícios do Networking no empreendedorismo e como é possível desenvolvê-lo, na prática.

Você acredita que ter um currículo repleto de certificados é suficiente para solucionar qualquer tipo de necessidade profissional? E no empreendedorismo? Além dos cursos na área, existe um fator fundamental, o networking. Que tal aprender a desenvolvê-lo, na prática?

Para nos auxiliar, neste processo, contamos com a participação de Ailton Fabri, empresário com mais de 30 anos de experiência em empreendedorismo, que aceitou nosso convite, compartilhando conosco seu conhecimento no assunto.

Empreendedorismo e Networking

Networking é a ação realizada por meio de uma rede de contatos e relacionamentos, capaz de promover o compartilhamento de serviços, ideias e informações, importantes para se alcançar novos conhecimentos e oportunidades na vida profissional. Confira a matéria “Saiba como o networking pode beneficiar sua carreira”, publicada recentemente aqui no blog.

Quando utilizado no empreendedorismo, traz benefícios, como:

  • Acesso a diferentes ideias, como cases de sucesso, que podem trazer muitas soluções interessantes para os negócios;
  • Possibilidade de expandir o empreendimento, efetivando novos negócios, parcerias e clientes;
  • Maior visibilidade da marca e do empreendimento;
  • Maior acesso às Informações sobre o mercado de atuação.

Bate-papo com Ailton Fabri

DigiBlog: O que o termo networking representa para você? Na sua opinião, como ele pode acontecer ou ser realizado?

Ailton Fabri: Representa, conexão com pessoas estratégicas para fazer negócios ou mesmo poder ter acesso a pessoas que podem contribuir com meus negócios. Mas antes de tudo, networking é um compartilhar de maneira genuína, e ajudar as outras pessoas, com acessos, informações ou até mesmo conselhos etc.

DigiBlog: Qual o papel do networking na sua trajetória profissional? Quais benefícios proporciona para você, em sua vida profissional e para os seus negócios?

Ailton Fabri: Sempre o networking foi uma base de mudanças de nível, em cada momento de minha vida profissional e pessoal. Proporciona mais conhecimento, acesso a pessoas ou empresas que jamais conseguiria somente por mim mesmo. A reciprocidade entre as pessoas com que você se conecta, grandes sócios meus são frutos do networking e conexões duradouras.

DigiBlog: Atualmente, você participa de alguma ação com foco no desenvolvimento do networking? Enquanto empreendedor, este tipo de ação faz parte dos planos de seus negócios?

Ailton Fabri: Networking tem que fazer parte de seu estilo de vida, ou seja, você precisa praticar o tempo todo, estando em eventos ou não, até em padaria, em feiras, lojas, em todo lugar tem pessoas incríveis para você conhecer e se relacionar. A chave do networking é a conexão e relacionamento de qualidade com as pessoas, sem ser interesseiro e sim sendo interessante. Em meus negócios uso sempre o networking como base para parcerias e novos empreendimentos.

Temos alguns movimentos, como o Net & Inova que estamos criando, um movimento de empreendedores e network para a Ikatec, cuja função é incentivar o networking, inovação e empreendedorismo na região de Bauru.

DigiBlog: Qual dica você pode dar para empreendedores e profissionais que gostariam de desenvolver o networking, mas não sabem por onde começar?

Ailton Fabri:

Passo 1, seja você mesmo a autenticidade te levará para outro patamar.

Passo 2, seja sempre interessado em resolver o problema das outras pessoas e não o seu problema, “Maior é quem serve”.

Passo 3, Invista tempo de qualidade com pessoas de seu interesse e construa um relacionamento com interesses genuínos.

E você? Como anda seu networking? Escreva pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s