Divulgamos aqui no blog, em 2021, sobre a inauguração do primeiro cabo submarino de alta capacidade ligando Brasil à Europa, visando garantir o acesso de qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações. Agora é a vez de mais uma tecnologia entrar em ação, o cabo Equiano, do Google.
O novo cabo submarino de fibra ótica deve conectar a África à Europa, partindo da Cidade do Cabo, África do Sul à Lisboa, Portugal. Muitos locais deverão ser beneficiados, como a região de Togo, país africano. De acordo com Relatório de Visão Geral Global Digital 2022, cerca de 74% das pessoas do local não possuem acesso à internet.
Novo cabo submarino Equiano
Conforme as informações presentes no site engadget o Google vem investindo há quase uma década em internet a cabo submarino. O projeto mais recente, Dunant, começou a funcionar em janeiro de 2021, ligando Virginia Beach, Estados Unidos, à costa francesa. Google, junto à Meta, Microsoft e Amazon, dominam a infraestrutura de cabos submarinos do mundo.
Outras regiões a serem beneficiadas com a internet de alta qualidade, são Nigéria e Namíbia. O cabo Equiano deve ampliar a velocidade das conexões de 10 Mb/s para 20 Mb/s até 2025. Conforme o site techtudo, os benefícios envolvem também a diminuição de valores dos serviços e a ampliação de possibilidades.
Mesmo apresentando grande eficiência energética, os cabos submarinos têm uma desvantagem: podem se romper devido a desastres naturais ou atividades de pesca, por exemplo, o que é comum ocorrer na costa africana, deixando a população sem conexão. Em casos de ruptura, um cabo submarino próximo pode ser usado. Desta forma, o Equiano será útil para toda a região por onde passar.
A previsão é que esteja funcionando totalmente ainda em 2022.
Quer ficar por dentro de novidades em tecnologia, como essa? Siga nosso blog e acompanhe nossas mídias sociais: Facebook @DigiSac e Instagram @digi.sac
