Você já ouviu falar sobre os cabos submarinos? Os mais comuns, hoje em dia, são os de fibra óptica que usados em trechos de mar, ligam estações terrestres permitindo o transporte de todo tipo de informação digital, como telefone, internet e demais dados.
O primeiro cabo submarino de alta capacidade que liga o brasil ao continente europeu foi inaugurado no início de junho e conta com 6 mil quilômetros de extensão.
Construído pela EliaLink, o sistema visa garantir o acesso de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixa latência.
Segundo o Ministro de Comunicações, Fábio Faria, a capacidade de transmissão de dados com o novo cabo é 7 mil vezes maior que a realizada atualmente por outro cabo que liga o Brasil à Europa.
As desvantagens do antigo cabo, que já tem mais de 20 anos, é que além de fazer uma conexão apenas por voz, toda a comunicação necessita passar pelos Estados Unidos, dobrando o caminho percorrido.
Na rota pela água, o novo cabo conecta Fortaleza, no Brasil, com Sines, em Portugal, passando pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde. Já em sua rota por terra, possuirá conexões com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, Madrid, na Espanha e Marselha, na França.
Ainda segundo Faria, o Brasil é um dos países que mais produz dados do mundo e a previsão é que isso só aumente, com a vinda da tecnologia 5G. Dessa forma, o novo cabo vem para preparar o país para este novo cenário.
O que achou da novidade? Já tinha ouvido falar sobre os cabos submarinos? Escreva aqui nos comentários!😊⏬
Um comentário sobre “Novo cabo submarino ligando Brasil à Europa entra em funcionamento”