Novo cabo submarino ligando Brasil à Europa entra em funcionamento

Você já ouviu falar sobre os cabos submarinos? Os mais comuns, hoje em dia, são os de fibra óptica que usados em trechos de mar, ligam estações terrestres permitindo o transporte de todo tipo de informação digital, como telefone, internet e demais dados.

O primeiro cabo submarino de alta capacidade que liga o brasil ao continente europeu foi inaugurado no início de junho e conta com 6 mil quilômetros de extensão.

Construído pela EliaLink, o sistema visa garantir o acesso de alta qualidade aos serviços e aplicações de telecomunicações, por meio de uma conexão direta de alta velocidade e baixa latência.

Segundo o Ministro de Comunicações, Fábio Faria, a capacidade de transmissão de dados com o novo cabo é 7 mil vezes maior que a realizada atualmente por outro cabo que liga o Brasil à Europa.

As desvantagens do antigo cabo, que já tem mais de 20 anos, é que além de fazer uma conexão apenas por voz, toda a comunicação necessita passar pelos Estados Unidos, dobrando o caminho percorrido.

Na rota pela água, o novo cabo conecta Fortaleza, no Brasil, com Sines, em Portugal, passando pela Guiana Francesa, Ilha da Madeira, Ilhas Canárias e Cabo Verde. Já em sua rota por terra, possuirá conexões com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil, Madrid, na Espanha e Marselha, na França.

Ainda segundo Faria, o Brasil é um dos países que mais produz dados do mundo e a previsão é que isso só aumente, com a vinda da tecnologia 5G. Dessa forma, o novo cabo vem para preparar o país para este novo cenário.

O que achou da novidade? Já tinha ouvido falar sobre os cabos submarinos? Escreva aqui nos comentários!😊⏬

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: