Como a BioSinergia contribui de forma positiva para o meio ambiente?

Para lidar com problemas ambientais, como acúmulo de lixo, contaminação do solo, das águas e do ar, foram estabelecidas formas específicas de descarte dos materiais, de acordo com a sua composição. Entre eles, encontra-se o lixo orgânico. Você sabia que existe uma forma correta para descartá-lo?

A transformação do lixo orgânico em adubo é a solução proposta pela BioSinergia, uma startup presente na cidade de Bauru, que vem incentivando a população com o descarte correto do material.

O baixo investimento no reaproveitamento do lixo orgânico

De acordo com dados publicados pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Brasil produz, todos os anos, quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, dos quais, apenas 1% é reaproveitado. Mas, com quais finalidades este tipo de lixo poderia ser utilizado?

O lixo orgânico pode ser transformado não apenas em adubo, mas também em gás combustível e energia. Sem o devido tratamento, o resíduo acaba sendo depositado em aterros sanitários causando problemas, por exemplo, à atmosfera, comprometida pela produção do gás metano, decorrente de sua decomposição.

BioSinergia e seu papel na transformação do lixo orgânico

Fundada em 2019, pelo professor de Geografia Thiago Ramires, a BioSinergia veio mudar a realidade do reaproveitamento do lixo orgânico, através do incentivo ao seu descarte correto, realizado pela empresa junto à população da cidade de Bauru.

O trabalho da BioSinergia é feito por meio de coleta de baldes, adquiridos através de assinatura, onde deverão ser descartados todo o lixo orgânico produzido pela residência ou empresa do assinante.

Após recolhido, o material é transportado até o local onde será tratado e transformado, por meio de compostagem, em fertilizante, ou adubo, popularmente conhecido.

De acordo com as informações disponibilizadas no site impactounesp os planos de Thiago incluem a venda do adubo produzido pela compostagem e o compartilhamento de parte desse material com os assinantes para ser utilizado, por exemplo, em jardins.

Quer oferecer um destino correto para o lixo orgânico da sua casa ou empresa?

As assinaturas podem ser realizadas, através do preenchimento de um formulário disponível no perfil do Instagram @biosinergiabauru

Para ficar por dentro de iniciativas como essa, siga nosso blog e acompanhe nossas mídias sociais: Facebook @DigiSac e Instagram @digi.sac

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s