Enviou um Pix para a conta errada? Veja o que pode ser feito!

A rapidez e praticidade proporcionadas pelo sistema de pagamentos instantâneos, conhecido como Pix, além de benefícios para os usuários, podem acarretar também grandes problemas, como em situações onde a transferência é enviada para uma conta errada. O que fazer nestes casos?

Pagamentos realizados via Pix

Após uma transferência ser realizada através do Pix, a efetivação da transação geralmente é concluída em menos de 10 segundos. As exceções são os casos de suspeita de fraude em que o tempo pode ser maior.

O tempo até a autorização é o prazo que você possui para entrar em contato, o mais rápido possível, com a instituição financeira onde possui conta e conseguir o estorno do valor transferido.

Quando o Pix é autorizado e a transação concluída, existem apenas duas formas cabíveis para o cancelamento da operação: comprovação de fraude ou rejeição do valor recebido pelo destinatário.

Neste caso, você deve solicitar à instituição financeira (fintech ou banco da sua conta) o estorno do valor por erro de transferência. Se a solicitação for aceita, entrarão em contato com o Provedor de Serviço de Pagamento (PSP) de quem recebeu o Pix que pedirá a restituição do valor transferido.

Como ter o valor transferido por Pix de volta?

Em situações onde há a comprovação de fraude, o reembolso é possível sem que haja autorização da pessoa que recebeu o depósito.

Já, quando o valor a ser recuperado é decorrente de um engano de quem realizou o Pix, o melhor a ser feito é entrar em contato com a pessoa que o recebeu, solicitando a devolução.

Caso você não conheça o destinatário, nem consiga se comunicar com ele, a instituição financeira poderá ajudá-lo. No entanto, nada garante que o valor possa ser realmente restituído.

Atenção na hora de realizar o Pix!!

Tanto para não cair em situações de fraudes ou realizar um Pix por engano, agir com total atenção no momento em que for fazer uma transferência por Pix é fundamental. Lembre-se sempre disso!!

E você? Já enviou um Pix por engano? Conseguiu o reembolso do valor? Conte pra gente, nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: