Grafeno pode se tornar uma alternativa à utilização de fibra óptica na área de telecomunicações

A crescente demanda por velocidade nos serviços oferecidos em telecomunicações tem motivado estudos com a utilização de novos materiais que compõem os cabos responsáveis pela transmissão de dados. É o caso do grafeno que pode superar fibras ópticas no setor de telecomunicações.

Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, conseguiram desenvolver as menores fitas de grafeno já produzidas até hoje, através de um método de escalonamento.

O grafeno é um cristal bidimensional com caraterísticas estruturais que o torna adaptável a diversas aplicações, como sistemas de telecomunicação ou fabricação de células de energia solar. Além de ser um material relativamente barato e ser ao mesmo tempo um isolante e condutor de eletricidade.

Através de uma miniaturização, os cientistas conseguiram melhorar o desempenho do grafeno, formando fitas extremamente finas do material, em escala nanométrica.

Eles descobriram que, quanto menor for a largura da fita, mais quantidade de energia de luz ela consegue transmitir. Também perceberam que em fitas mais finas, ocorria o efeito chamado “blueshift”, uma mudança de energia maior do que a esperada.

Com a ocorrência deste efeito, os pesquisadores concluíram que os comprimentos de ondas das telecomunicações podem ser alcançados com estruturas um pouco menores do que aquelas já criadas por eles.

Desta forma, a próxima fase do estudo vai ser dedicada à fabricação de fitas de grafeno ainda mais estreitas que prometem transmitir ondas de luz com uma eficiência energética muito maior se comparadas às resultantes da utilização de fibras ópticas atualmente na área de telecomunicações.

Achou interessante a matéria de hoje? Quer conhecer mais sobre o universo das tecnologias? Conte aqui pra gente nos comentários! Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: