O Data Center é muito importante para uma empresa, já que seu objetivo principal é garantir a disponibilidade de equipamentos responsáveis pelo funcionamento de sistemas fundamentais para a continuidade dos negócios.
Uma de suas funções deve ser a de garantir que a temperatura do ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes, esteja em níveis aceitáveis, ou seja, que não prejudiquem o funcionamento de qualquer equipamento.
Pensando nisso, a Microsoft tornou-se a pioneira em adotar sistemas inovadores para esfriar suas centrais de processamentos. Recentemente ela desenhou um método de resfriamento que surpreendeu a todos, utilizando líquido fervente para esfriar os computadores.
A companhia não revela no que consiste o líquido em questão, mas garante que é inofensivo aos componentes eletrônicos. O resfriamento ocorre com a dissipação do calor dos processadores junto com os vapores da ebulição desse líquido “misterioso”, que se condensam e se transformam novamente com as mesmas características do estágio inicial.
A técnica acompanha a evolução dos chips que se tornam cada vez menores e exigem maior consumo energético, o que pode resultar em sobreaquecimento. Através dela, a Microsoft além de inovar no processo, motiva também outras empresas a trabalharem em projetos semelhantes e derivados a esse.
O que achou desta matéria? Gosta de ficar por dentro de novidades em tecnologia como essa da Microsoft? Conte pra gente!😉