Dicas para fidelizar clientes durante o atendimento

Fidelizar clientes não é uma tarefa tão simples, mas traz resultados grandiosos para as empresas.  

Isso acontece porque quando alguém gosta da sua empresa e compra sempre de você, naturalmente ela irá indicá-lo para mais pessoas que estão buscando algo parecido.  

Fora que quanto mais tempo um cliente consome seu produto ou serviço maior será seu ticket médio.  

Se você quer saber como fidelizar clientes e ainda atrair novos consumidores ao longo de 2024 continue lendo.

Nossa dica de ouro é que você realize um teste gratuito pela Digisac e atenda seus clientes em um único local. 

Com a nossa ajuda você poderá identificar quais pontos estão impedindo seus clientes de serem fidelizados.  

Uma vez que a plataforma tem milhares de gráficos e relatórios disponíveis para você analisar e entender o tempo médio de cada conversa, bem como, o tema principal da maioria delas.  

Fale com a gente pelo WhatsApp (14) 3281-1338 e comece seu teste hoje mesmo.

Dicas para fidelizar clientes durante o atendimento 

Segmente suas mensagens 

Segmentar seus clientes lhe permite enviar as mensagens certas para quem de fato tem interesse.  

Essa segmentação pode ser feita via disparos de mensagens pelo WhatsApp, SMS, e-mail e anúncios nas redes sociais. 

Para criar uma segmentação efetiva considere informações como: idade, gênero, localização, histórico de compras, hábitos nas redes sociais, e toda informação que você tiver.  

Ofereça conteúdos de qualidade 

Você pode enviar materiais complementares durante o atendimento, e se colocar à disposição para tirar todas as dúvidas que tiverem.

Uma vez que quando você ajuda seu público nesse sentido, sua empresa é vista com um líder, uma referência. 

O conteúdo além de auxiliar o cliente a utilizar sua solução, é capaz de aumentar o interesse que alguém tem pela sua empresa.  

Esses materiais ainda economizam tempo de vendedores, porque caso o cliente tenha uma dúvida específica, basta enviar aquela publicação, ou documento. 

“Quais formatos de conteúdo posso produzir?’’  

Artigos: conteúdos mais técnicos podem ensinar alguém a usar sua solução, além de se aprofundarem no assunto. 

Muitas vezes apenas um artigo pode ajudar alguém a resolver um problema, e com base nisso sua popularidade será maior.

Outro formato que são extremamente visuais e intuitivos são os tutoriais em vídeo e checklists; muitas pessoas são visuais e vídeos e conteúdo em imagem podem lhe auxiliar melhor. 

Crie conteúdos segmentados caso você atenda diferentes tipos de público; aqui no blog temos alguns focados em advogados e também em segurança digital porque sabemos que são temas de interesse do público. 

O primeiro passo e mais simples é publicar conteúdo nas redes sociais, já que boa parte dos clientes chegam até sua empresa por esse canal.  

Reconheça seus clientes 

Quando temos diversos dados sobre o comportamento dos clientes, fica fácil saber quais são aqueles que mais compram, ou que interagem sempre.  

Uma das melhores maneiras de estimular ações como essa é disponibilizar prêmios como “cliente do mês’’, descontos em produtos e serviços, compartilhar alguma marcação feita nas redes sociais, ou até realizar o sorteio de prêmios.  

Um exemplo similar são aqueles influenciadores digitais que sorteiam pix de 50, 100 reais para o usuário que mais interagiu ou para quem mais comentar em uma publicação.  

As pessoas irão notar que você valoriza seus clientes e a partir disso mais gente irá consumir de você. 

Ofereça um bom atendimento  

O básico, bem-feito, funciona melhor do que qualquer coisa, desse modo invista tempo e recursos em oferecer um atendimento de qualidade.

Utilizando plataformas como a Digisac nenhum cliente passa despercebido, porque todas as mensagens caem em um único local.  

A partir disso você decide quantos clientes cada vendedor irá atender, ou então pode transferir para outro departamento.  

Sempre falamos aqui no blog sobre o uso do chatbot, porque informações como: horário de atendimento, e dúvidas frequentes podem ser respondidas pelo robô.  

Existem situações que ele será mais rápido e indicará o cliente para o local correto ou avisará “estamos em horário de almoço, nosso time entrará em contato com você em até 1h.’’ 

E não se esqueça que para fidelizar clientes sua equipe deve priorizar ações de pós-venda.  

Agregue valor a sua solução  

Sabe por que algumas empresas se destacam no mercado? Porque as pessoas enxergam valor no que está sendo oferecido, e com isso a fidelização se torna inevitável.  

Se você está pensando “essa ideia parece ótima, mas como faço isso?” continue lendo e vamos te explicar. 

Primeiro: ofereça soluções que irão mudar a vida do seu cliente após o uso, ou então entregue uma qualidade acima do que a concorrência faz.  

Empresas de serviço podem se destacar oferecendo um suporte acima da média, já no caso de produtos a matéria-prima usada pode agregar muito valor. 

Além da qualidade ser alta, criar produtos personalizados ou então enviar brindes customizados junto ao produto também muda a maneira como as pessoas enxergam sua empresa.

Uma vez que se trata de algo que a maioria não faz.  

Deixe claro em todos os locais os benefícios que você oferece, quanto mais fixado essa ideia estiver na mente das pessoas melhor será. 

É provável que após isso você diminua as incertezas dos clientes e alinhe expectativa x realidade.

Com o intuito de fidelizar clientes desde do primeiro contato compartilhe depoimentos de clientes, mostre os lucros que seus clientes tiveram e tudo que falaram de bom sobre você.

Desenvolva uma cultura organizacional  

Quando a cultura se desenvolve priorizando o cliente e a experiência dele, a maneira como seu time interage com o público é diferente e as pessoas percebem isso. 

Na prática, devemos ter um olhar atento se a qualidade do atendimento está sendo alta, se os funcionários têm clareza das necessidades de cada cliente e o que cada um deles busca.  

Porque quando nos baseamos nisso, cada contato que houver será personalizado e buscando superar as expectativas.  

Outro ponto que faz a diferença é buscar inovações que tornem a experiência do cliente cada vez melhor, como, por exemplo, usar uma ferramenta como a Digisac, ou um robô durante o atendimento, ou então um CRM onde você armazena e observa diferentes dados.  

Um dos diferencias da Digisac é justamente a possibilidade de realizar até 47 integrações.

Por último, precisamos citar a transparência porque esse valor está relacionado à ética do negócio, e a partir disso a confiança será construída.

Empresas honestas e que não escondem a verdade são vistas com bons olhos pelo público. 

Veja que em todos os casos o cliente vem primeiro. 

Essas dicas são úteis em todos os sentidos e além de fidelizar os clientes irá lhe ajudar a construir uma reputação positiva no mercado. 

Se você gostou do conteúdo, conheça nosso Instagram @digi.sac

Deixe uma resposta