Aspecto Jurídico
Por Elvis Rossi da Silva
Quem lida com o Direito no dia a dia sabe bem qual é o ritmo de mudança das leis e decisões dos tribunais, sabe também qual é o volume de informações existente em cada ramo do direito. Um dos tribunais mais importantes do país é o STJ (Superior Tribunal de Justiça), ele é responsável por definir como se deve interpretar a legislação federal (casos de conflitos civis e criminais. Isto quer dizer que, em não sendo uma discussão trabalhista, eleitoral ou militar, todo o resto é decidido pelo STJ (não é pouca coisa, hein!?).
Desta forma é importante para o advogado estar em contato com as mais recentes decisões dos tribunais, e um serviço de Notificação Push ou Feedburner, por exemplo, é mais que bem-vindo, afinal, fazer pesquisas em cada tribunal do país leva (e muitas vezes nós fazemos isso por ser necessário) um bom tempo do profissional, e este serviço de notícias não apenas facilita, mas impede que a atividade do advogado “trave” para dedicar tempo em procurar cada julgamento novo que é publicado pelos tribunais.
Mas a ferramenta Feedburner do Google foi descontinuada, impossibilitando ao STJ enviar essas notificações automáticas por e-mail aos advogados; um prejuízo, hoje, muito considerável ao profissional. Aliás, muitas ferramentas pagas de busca de jurisprudência e notícias utilizadas pelos advogados, também se valem deste sistema.
Mas é na contramão de algumas opiniões que circulam pelo país, que o STJ usou uma ferramenta de comunicação excelente e ainda livre, prestigiando na prática a importância da liberdade de informação e meios práticos para alcançá-la. Falamos do Telegram. Agora o advogado pode acessar o aplicativo de mensagens Telegram e entrar no canal oficial do STJ para manter-se atualizado com a jurisprudência do Tribunal (https://t.me/stjnoticias).
Seguro e de fácil acesso, os dados pessoais não são usados com finalidade comercial e os assinantes não têm acesso aos dados uns dos outros. O conteúdo também é passível de ser recuperado facilmente (da última semana ou no último mês, por exemplo), já que as mensagens ficam organizadas no canal pela data, facilitando a consulta pelo sistema de busca do aplicativo.
Aspecto Tecnológico
Por Luciano Fernandes
Com certeza um canal de mensagens do Telegram para comunicação com o público envolvido é uma escolha muito boa do STJ. O seguimento jurídico com seus profissionais, magistrados e sistema de justiça ganharão muito e toda a sociedade também receberá boa parte deste benefício.
O Telegram é realmente um mensageiro excepcional. Ele está sempre um passo à frente dos demais comparado às tecnologias e recursos dos mensageiros digitais, e com o principal, segurança e respeito aos seus usuários. É um dos únicos APPs que deixa cada vez mais clara sua política de não vender os dados de seus usuários, tornando-os meros produtos. Isso realmente é de ‘tirar o chapéu’ para o aplicativo.
O APP em meio à tensão política que se vê em quase todo mundo desenvolvido, como França, Alemanha, Itália, Espanha, Rússia (claro), Ucrânia (óbvio) e até nos EUA após o 06 de janeiro de 2020, especialmente no Brasil nos últimos 3 anos, ele vem sendo utilizado como o meio mais democrático e, digamos, justo, para com os usuários. Vemos isso na declaração de seu CEO há alguns meses em meio a corrida eleitoral, e há dois meses aproximadamente, respondendo fielmente ao sistema judicial do Brasil. Foi o único APP de massa que teve canais grandes e minúsculos censurados pela justiça eleitoral.
Chega a estranhar quando comparamos com outros APP que sabidamente ‘’vendem seus usuários’’ como produtos, que não têm o mesmo tratamento; a meu ver, isso abre um precedente para imaginarmos muitos cenários preocupantes, principalmente quando se envolve autoridades e megaempresas donas de APPs de comunicação.
Mas voltando à iniciativa do STJ, os clientes da Digisac que usam o Telegram como canal, serão muito beneficiados, afinal, temos centenas de escritórios usando este e demais canais da DigiSac nos seus atendimentos. Absolutamente a iniciativa vai beneficiá-los, por exemplo, com as informações recebidas em tempo real, coisa inimaginável há poucos anos, algo imprescindível à nossa sociedade hoje.
Que venham mais iniciativas como esta, que incentive o setor de tecnologia e brinde a sociedade com justiça e liberdade.

