A geração de energia a partir da luz do sol não é mistério pra ninguém. Quem nunca ouviu falar, por exemplo, nos painéis solares, equipamentos essenciais, para a realização deste processo? O que pouca gente sabe é que essa tecnologia vem sendo trabalhada, para permitir novas possibilidades, como a captação de energia luminosa, através de superfícies transparentes.
Pesquisadores de engenharia da Michigan State University (MSU) desenvolveram, em 2014, um concentrador solar totalmente transparente, denominado vidro solar, um material fino, semelhante a um plástico que pode ser utilizado em prédios, janelas de carros e dispositivos celulares, por exemplo.
Benefícios do vidro solar
Ao ser aplicado em janelas, o vidro solar se torna uma enorme fonte de energia. De acordo com a equipe de pesquisa, existem nos Estados Unidos, de 5 a 7 bilhões de metros quadrados de espaço de janela utilizável, que poderiam servir para a aplicação do vidro solar.
Assim, essa tecnologia seria capaz de atender grande parte da demanda de eletricidade do país, reduzindo consideravelmente a utilização de combustíveis fósseis e criando energia sem interromper a visão.
Como funciona essa tecnologia
O sistema absorve comprimentos de onda de luz solar invisíveis, através de moléculas orgânicas, capazes de convertê-la em eletricidade.
Para Richard Lunt, um dos autores do estudo, as aplicações solares tradicionais têm sido pesquisadas ativamente por mais de cinco décadas. Já, as células solares altamente transparentes, há cerca de cinco anos, muito mais recente.
Mesmo com obstáculos a serem superados, como a menor eficiência do vidro solar, em comparação aos painéis tradicionais (quanto mais transparente, menos eficiente), o vidro solar não deixa de ser considerado uma tecnologia promissora, capaz de contribuir para um futuro mais sustentável.
Quer ficar por dentro de novidades como essa? Então, acompanhe o digisac.blog e nossas mídias sociais!!
Facebook: @Digisac
Instagram: @digi.sac
TikTok: @digisac
YouTube: Digisac Plataforma Multicanal
