Como comprar e vender veículos através do app Carteira Digital de Trânsito?

Uma nova funcionalidade chegou, no mês de março, ao app Carteira Digital de Trânsito. Agora é possível realizar a compra e venda de um veículo entre pessoas físicas, através do meio digital!! O que promete menos burocracia e muito mais praticidade.

A novidade dispensa atividades convencionais relacionadas à transferência de titularidade do veículo, como por exemplo, reconhecimento de firma, contrato em papel. Tudo é realizado através do aplicativo, com assinatura digital do gov.br.

Existe alguma condição para realizar compra e venda de veículos pelo app?

De acordo com o site gov.br a condição exigida para o procedimento é que o Detran, do local onde o veículo foi registrado, esteja utilizando o sistema de transferência de propriedade digital. Como nem todos os estados aderiram ao sistema, pode ser que em determinada região do país, isso não seja possível.

Os estados que já contam com o serviço são: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Roraima. Mas, é questão de tempo para que todos os cidadãos possam ter acesso ao novo sistema.

Transformação no serviço público

O uso das tecnologias vem alcançando diferentes segmentos, inclusive o setor público. Assim como companhias privadas e o comércio em geral vêm se adaptando às novas demandas do mercado, não seria diferente com os serviços públicos.

Com a presença de tecnologias como essa, que permite as transferências de veículos por meio de um app, as pessoas não precisam se preocupar nem mesmo com o horário comercial para realizar a ação.

Em relação à Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), poderá ser concedida tanto para carros saídos de fábrica, quanto para os transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021, pois os proprietários já contam com o acesso à documentação digital.

Como funciona a transferência de veículo através do app Carteira Digital de Trânsito?

Ao acessar o app, o vendedor registrará a intenção de venda, preenchendo as informações sobre o veículo, informando o cpf do comprador e realizando a assinatura digitalmente.

Feito isso, o comprador será notificado e repetirá o processo. A partir daí a autorização será emitida diretamente ao sistema do Governo Federal, restando apenas o envio do veículo para a vistoria no departamento de trânsito local e a efetivação da transferência.

É necessário que vendedores e compradores possuam login no gov.br, em contas prata ou ouro no sistema e biometria facial para a assinatura digital, garantindo maior segurança ao usuário.

O app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) pode ser baixado na Google Play e na Apple Store

Você já utiliza a Carteira Digital de Trânsito? O que achou da novidade? Escreva nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s