Simulador eVTOL e os testes realizados no carro voador da Embraer

O mundo automotivo vem sendo transformado, por exemplo, com a utilização dos motores elétricos, que podem ser aplicados inclusive na aviação, ou melhor, nos carros voadores, já uma realidade entre nós.

Denominado eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, o carro voador da Embraer, possui um simulador que permite aos usuários testar essa nova tecnologia.

Simulador eVTOL da Embraer

A experiência de pilotar um carro voador foi divulgada, no domingo (05) pelo Estadão que pôde conferir de perto o simulador eVTOL, localizado na sede da Embraer, em São José dos Campos.

O projeto é formado por quatro telas de 75 polegadas (1,90 metro) instaladas na vertical, responsáveis por apresentar imagens aéreas da cidade, proporcionando uma sensação muito mais real ao participante da simulação, além de uma poltrona, um monitor, botões para ligar e decolar o carro voador.

Através do simulador, pilotos de teste da Embraer podem verificar as possíveis correções a serem realizadas por engenheiros, aperfeiçoando cada vez mais todo o equipamento.

Em entrevista concedida ao Estadão, Andre Stein, diretor executivo da Eve (empresa da Embraer responsável pelo desenvolvimento do eVTOL), diz que a intenção é que a pilotagem da aeronave seja fácil e intuitiva, através de softwares que realizam a maior parte do trabalho.

Desta forma a empresa pretende evoluir, caminhando em direção à versão autônoma do carro voador, na qual o usuário não precise ter experiências como piloto. A segurança ficaria por conta da velocidade do voo controlada totalmente pelo computador.

Quando o carro voador será lançado?

Uma equipe da companhia vem trabalhando no protótipo da aeronave, já com as dimensões do eVTOL, mas sem a fuselagem. Segundo Stein, a construção é feita em bloquinhos, até que possam ser colocados para funcionar em conjunto.

A expectativa é que esse protótipo faça seu primeiro voo “nos próximos meses” e que o carro voador finalizado seja entregue em 2026. Você acredita que já existem encomendas?? Isso mesmo!! A Embraer recebeu, até agora, 745 pedidos!!

Confira abaixo um vídeo do canal Aero Por Trás da Aviação, no YouTube, e conheça um pouco mais sobre o eVTOL da Embraer.

E aí? O que achou do eVTOL? Também ficou com vontade de participar da simulação? Conte pra gente, aqui nos comentários!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: