O que é segurança de dados

Quanto maior é o avanço da tecnologia, maior se torna a preocupação com a segurança de dados. Isso porque, hoje, facilmente conseguimos fazer uma compra pela internet cadastrando os nossos dados do cartão, por exemplo. Outros exemplos recorrentes onde deixamos nossos dados sem muito nos preocuparmos são nas aquisições de cursos online, no preenchimento de formulários para receber ofertas em primeira mão, nas próprias pesquisas realizadas na web, em criações de novos perfis em novas mídias sociais, e entre outras várias situações. Já haviam parado para pensar nesse tanto de lugares que deixamos nossos dados? Ou para se perguntarem para onde vão esses dados e o que são feitos com eles? Por essa razão a segurança de dados é algo tão discutida. 

Claro que, pelo âmbito empresarial, isso também é discutido. Como estão armazenados os dados da sua empresa? Eles estão seguros? Como você está cuidando dos dados dos seu clientes?

Mas o que é segurança de dados?

Falamos em segurança de dados quando nos referimos à proteção das informações confidenciais ou não de uma empresa, de uma pessoa ou de um cliente. Para isso, estratégias e ações de segurança são seguidas, a fim de garantir a proteção de seus dados. São elas:

  1. confiabilidade

O acesso a todo e qualquer dado que seja considerado confidencial, deve ser acessado apenas a pessoas autorizadas

  1. integridade

A integridade é baseada na originalidade das informações, ou seja, mantendo-as originais, evitando assim que sofram alterações, principalmente de hackers. 

  1. disponibilidade 

É a garantia de que pessoas autorizadas e confiáveis tenham acesso às informações quando for de extrema necessidade, como em algum planejamento ou tomada de decisão. 

Mas eles estariam protegidos de quem? 

Com o advento da tecnologia, alguns hackers conseguem invadir e roubar todos os dados dos computadores, por isso é necessário estarmos sempre protegidos.

Alguns passos podem ser eficientes para proteger seus dados de forma mais segura, como armazenar os dados em nuvens, realizar a digitalização de documentos, possuir senhas fortes e antivírus.

Esperamos que tenham gostado da matéria, e em breve retornaremos com mais posts sobre esse assunto tão importante! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: