Internet lenta: após rompimento de cabos, transmissão de sinal é prejudicada

Sentindo a internet lenta? Nos próximos 30 dias, usuários de internet e sites hospedados fora do Brasil, principalmente nas das regiões asiáticas poderão sofrer com a latência da internet.

Isso porque, no início de março, três cabos submarinos foram danificados no Mar Vermelho – por conta de uma ação militar dos Houthis (grupo militar ligado ao Irã que atua no Iêmen) numa disputa com os Estados Unidos.  

Desta forma, por se tratar de um serviço totalmente interligado, o fornecimento global de internet pode ser afetado, causando impacto em vários serviços no Brasil, comunicações e servidores externos, entre outros problemas.

As principais áreas afetadas pela internet lenta  

De acordo com o CTO da Angola Cables, Lucenildo Júnior, a falha pode causar impacto em toda a internet: “Os cabos estão interligados. A Europa, por exemplo, está tendo seu tráfego desviado para Los Angeles, nos Estados Unidos, para depois ir para a Ásia. A Internet funciona, mas fica sobrecarregada. O tráfego aqui na América do Sul sofreu impacto. Fortaleza, onde temos 17 cabos submarinos, está sendo muito mais demandada”.  

A partir do problema, boa parte do tráfego internacional da internet para a Ásia está sendo feito por cabos submarinos operados pela Angola Cables, pela África do Sul com destino a Singapura.  

“Essa é uma rota muito mais longa que a tradicional. Isso significa que a latência no tráfego de dados aumenta. É como ir para um lugar pela rota mais longa. Vai chegar? Vai, mas vai se levar muito mais tempo”, explica Lucenildo. 

Segundo o especialista, os dados dos Estados Unidos estão sendo encaminhados do ponto de interconexão de Miami para o de Fortaleza (via cabo Monet). De lá, é feito o envio do sinal para o ponto de interconexão de Luanda (pelo cabo South Atlantic Cable System, o SACS). Na Europa o procedimento está sendo o mesmo, com os dados sendo enviados para Luanda, pela costa oeste da África (via West Africa Cable System, o WACS).

A Digisac acompanha a situação

O time da Digisac segue monitorando as notícias e informações sobre a latência da internet nos próximos 30 dias. Saiba que a movimentação da equipe é para que uso da plataforma não tenha impacto ou prejuízos.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das notícias relacionadas ao tema.

Deixe uma resposta