Tentativas de ciberataques no Brasil caem e são mais complexas

Tentativas de ciberataque no Brasil e na América Latina caíram no primeiro semestre deste ano e se tornaram mais complexas.

Se você gosta de ficar por dentro dos fatos mais atuais relacionados à segurança digital, olha só o que a Fortinet, através de sua plataforma, FortiGuard Labs, divulgou, há alguns dias atrás, durante o Fortinet Cybersecurity Summit 2023, realizado em São Paulo.

As informações apresentadas revelam que as tentativas de ciberataque no Brasil e na América Latina caíram no primeiro semestre deste ano e se tornaram mais complexas.

Informações sobre o relatório de ameaças da FortiGuard Labs

De acordo com o relatório, somente no Brasil, foram 23 bilhões de tentativas de ciberataque, contra 31,5 bilhões no mesmo período de 2022. No restante da América Latina e Caribe, foram 63 bilhões de tentativas de ataque na região, agora, em 2023, contra 137 bilhões, do ano anterior.

No entanto, em meio aos dados animadores, um fator é motivo de preocupação: a complexidade das tentativas dos ataques. “É um número menor de ataques, mas que gera um dano muito maior. Eles são muito mais objetivos no que querem, e, com um número menor, conseguem causar um prejuízo muito maior”, afirma Frederico Tostes, country manager da Fortinet Brasil.

Conforme aponta o relatório de ameaças, ataques do tipo ransomware, utilizados para extorsão, em meio ao bloqueio de dados e servidores das vítimas, está cada vez mais direcionado e sofisticado.

Além disso, técnicas maliciosas utilizadas por hackers e criminosos cibernéticos para explorar falhas de segurança em software ou sistemas, dentro de empresas, também estão em ascensão. No primeiro semestre de 2023, foram descobertas mais de 10 mil vulnerabilidades exclusivas, 68% a mais do que cinco anos atrás.

Tostes também ressalta que “a sofisticação das ferramentas e o alto nível de direcionamento dos ataques cibernéticos é uma das principais análises que tiramos dos novos números do FortiGuard Labs. O setor tem um grande desafio relacionado à escassez de habilidades em segurança cibernética, que tem afetado empresas em todo o mundo, principalmente o Brasil. Globalmente, o número de organizações que sofrem violações devido à escassez de talentos tem aumentado”.

Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à segurança digital? Então acompanhe o digisac.blog

Deixe uma resposta