Sycamore: Conheça o novo computador quântico do Google

Será mesmo que computadores quânticos podem lidar com processos de forma muito superior aos computadores clássicos? Pesquisadores do Google acreditam que sim e acabam de anunciar um passo significativo no campo dessa tecnologia.

Eles desenvolveram o Sycamore, novo computador quântico 47 anos mais rápido que o Frontier, considerado o melhor do mundo, nos dias de hoje.

Características do Sycamore

De acordo com o site sciencealert máquinas como Sycamore exigem condições extremas e específicas de operação, para permanecerem estáveis e sem erros.

O sistema trabalhado pela equipe do Google tem um total de 70 qubits operacionais capazes de realizar, por meio de uma amostragem de circuito aleatório, cálculos em velocidades surpreendentes.

“Concluímos que nossa demonstração está firmemente no regime da computação quântica além da clássica”, afirmaram os pesquisadores, em estudo publicado no site Cornell University.

Não é a primeira vez que o Google anuncia descobertas a respeito do alcance da supremacia quântica, termo utilizado em situações em que um computador quântico ultrapassa os computadores existentes no mundo. Em 2019, uma máquina chegou a bater o Frontier em 6,18 segundos. Já, o Sycamore supera qualquer posição, com 47,2 anos.

Se havia alguma dúvida a respeito do potencial de Sycamore, no alcance da supremacia quântica, o CEO da empresa quântica Riverlane, Steve Brierley, responsável pelo sistema operacional para essas máquinas (Deltaflow.OS), esclarece ao The Telegraph: “A disputa sobre se alcançamos, ou de fato poderíamos alcançar, a supremacia quântica, está agora resolvida”.

Quer ficar por dentro de mais notícias como essa? Acompanhe o digisac.blog e nossas mídias sociais!!

Facebook: @Digisac

Instagram: @digi.sac

TikTok: @digisac

YouTube: Digisac Plataforma Multicanal

Deixe uma resposta