Cibercriminosos aproveitam o sucesso de The Last of Us para aplicar golpes na internet

Que aplicativos de sucesso entre os usuários são alvos de cibercriminosos nós já sabemos, certo? Mas, acredite! Você vai se surpreender onde mais eles podem chegar. Agora, até mesmo séries são utilizadas na aplicação de golpes. The Last of Us é a mais recente delas.

De acordo com a empresa de cibersegurança e privacidade digital, Kaspersky as fraudes envolvem o jogo que deu origem à série, desenvolvido para o PlayStation e uma possível versão para PC a ser lançada ainda este ano.

Sobre o golpe envolvendo The Last of Us

Para atrair os fãs mais desatentos, cibercriminosos disponibilizam sites falsos que prometem oferecer o download do jogo “The Last os Us Part II” para computadores. Na verdade, trata-se de um arquivo com software malicioso que ao ser instalado, passa a agir de forma silenciosa, permitindo a captura de dados pessoais dos usuários.

Os pesquisadores da empresa também descobriram um site desenvolvido para a prática de phishing, que engana o usuário através de ofertas falsas de prêmios que seriam obtidos junto a um arquivo com o código de ativação do jogo. Ao inserirem credenciais e dados bancários, as vítimas são roubadas e tornam-se propensas a novas fraudes no futuro.

Como se proteger?

Fãs da série que aguardaram ansiosos por seu lançamento e agora esperam pela versão em jogo para PC, prevista para março de 2023, precisam estar atentos aos riscos que correm ao acessar sites e baixar arquivos na internet.

Kaspersky sugere algumas medidas de segurança, como a realização de downloads apenas em lojas de aplicativos oficiais, desconfiar de arquivos de vídeo com extensão .exe ou .msi e utilizar programas capazes de identificar e bloquear anexos maliciosos e sites de phishing.

Gostou da matéria de hoje? Quer ficar por dentro de novidades sobre segurança digital? Acompanhe o digisac.blog e nossas mídias sociais!!

Facebook: @Digisac

Instagram: @digi.sac

TikTok: @digisac

YouTube: Digisac Plataforma Multicanal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s