Curiosidades sobre os domínios de internet mais antigos do mundo e do Brasil

Estamos tão acostumados atualmente a pesquisar sites na internet que até nos esquecemos de como era feito tempos atrás. Você já parou para pensar, por exemplo, sobre os domínios, os endereços que identificam a localização única de um site? Qual seria o domínio mais antigo no mundo? E no Brasil? Vem conferir com a gente!

Com o objetivo de proporcionar trocas de informações entre as pessoas fisicamente distantes, surgiram os primeiros sites, com aparências bem diferentes das que vemos nos dias de hoje. Não apenas o visual mudou, mas também a forma como esses sites podem ser encontrados, os endereços virtuais para serem acessados.

Os endereços evoluíram para facilitar as buscas na internet, no início com a utilização de complicadas sequências numéricas e hoje em dia com os nomes, bem mais fáceis de serem lembrados. Assim surgiu o primeiro domínio da internet.

De acordo com dados fornecidos pela Website Hosting Ratin, existem aproximadamente 1,83 bilhão de websites no mundo e um total de 4,78 bilhões de usuários. Mas, como dissemos no início dessa matéria, qual o site mais antigo do mundo?

Na década de 1970 e meados de 80, somente militares das forças armadas dos EUA tinham acesso à internet. Desta forma, os primeiros sites eram vinculados a órgãos de defesa norte-americanos.

Na esfera militar, tudo começou com o site da Advanced Research Projects Agency (ARPA), a agência norte-americana de pesquisa e desenvolvimento do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em 1985, o site da ARPA foi lançado, usando os domínios .net, .org, .edu, .gov, .mil, .arpa. Certamente você já ouviu falar em alguns desses domínios, nos dias de hoje, não é mesmo?

Fora da esfera militar, mas originado juntamente com o site da ARPA, o domínio nordu.net, ativo até os dias atuais, pode ser classificado como o mais antigo do mundo para representar a NORDUnet, uma instituição criada a partir da colaboração internacional entre as redes nacionais de pesquisa e educação dos países nórdicos.

Assim, os domínios foram sendo desenvolvidos para representar diferentes áreas, conforme a demanda pelo uso da tecnologia. A primeira empresa a utilizar o domínio .com que caracteriza um site comercial, foi a Symbolic Computer Corporation, a symbolics.com, em 1985.

E no Brasil? Por aqui, os domínios comerciais levaram um tempinho para aparecerem. Com o sistema eletrônico adotado pelo Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI) em substituição aos requerimentos em papel, todos os domínios registrados passaram a ter a data de 1º de janeiro de 1996.

Desta forma, o Brasil não tem uma lista cronológica de domínios antigos. Assim, a CGI os agrupou por setor da indústria. Segundo o Comitê, o primeiro domínio registrado no Brasil foi da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em agosto de 1995.

Conte pra gente! Você se lembra quais foram os primeiros sites acessados por você, na internet?😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: