Tutorial: Como configurar o MTProto Proxy no Telegram

Em fevereiro, devido à possibilidade de bloqueio ao Telegram acontecer em nosso país, publicamos uma matéria com orientações sobre como configurar servidor MTProto Proxy, para ter acesso ao app, caso isso ocorresse. Devido ao grande número de acessos, decidimos fazer uma nova, desta vez, mostrando na prática esse procedimento.

Vale ressaltar que, devido às ameaças ao mensageiro, aplicativos de diversos desenvolvedores estão sendo disponibilizados em lojas de apps. Por não serem oficiais, não há nenhuma garantia em relação à segurança dos usuários, podendo causar prejuízos, através de instalação de malwares, aqueles softwares mal-intencionados.

De acordo com o canal @DicasTelegram o melhor a ser feito é utilizar somente os meios oficiais de acesso, que podem ser encontrados no site do Telegram, através do link https://telegram.org/apps

O canal também disponibiliza um guia rápido de configuração de acesso, via servidores proxy do tipo SOCKS5 e MTProto. Este último servirá de base para o tutorial desta matéria. Mas, ATENÇÃO!! Conforme o próprio canal orienta:

Imagem: Disponível no site telegra.ph

Deixamos claro que, após a configuração, realizada exclusivamente para elaboração da presente matéria, o MTProto proxy será desativado, seguindo as orientações, também disponibilizadas por aqui.

Como configurar o MTProto Proxy

  • No app Telegram, em dispositivo Android

Passo 1: Main proxy (DD/Random Padding). Realize a leitura do QR Code, através do dispositivo Android ou clique no link https://t.me/proxy?server=proxy.digitalresistance.dog&port=443&secret=ddd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e

Passo 2: Selecione “conectar proxy”

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog

Após realizar estes passos, o MTProto Proxy estará configurado.

Como saber se o MTProto proxy está ativo no Telegram do meu dispositivo android?

Para visualizar se o MTProto proxy está ativo, no Telegram, abra o menu, localizado no canto superior esquerdo da tela e clique em “Configurações”. Feito isso, selecione “Dados e Armazenamento” e, em seguida, “Configurações de Proxy”. Note que o botão está azul, indicando que o recurso está ativo.

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog

Como desativar o acesso via proxy do Telegram do meu dispositivo?

Para desativar o proxy, siga estas mesmas orientações (para visualizar o proxy ativo) e desabilite o recurso, clicando no botão, que mudará da cor azul para cinza.

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog
  • No app Telegram do computador/desktop

Passo 1: Main proxy (DD/Random Padding). Clique no link https://t.me/proxy?server=proxy.digitalresistance.dog&port=443&secret=ddd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e

Em seguida, selecione “Enable” para habilitar o proxy.

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog

Prontinho!! O MTProto Proxy está ativo!!

Como saber se o MTProto proxy está ativo no Telegram do meu computador?

Para visualizar se o MTProto proxy está ativo, no Telegram, do seu computador, com o app aberto, selecione o menu, localizado no canto superior esquerdo da tela e clique em “Settings”. Feito isso, selecione “Advanced” e, em seguida, “Connection type”. Note que a opção “Use custom proxy” está habilitada. Em seguida, clique em “close”.

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog
Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog
Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog
Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog
Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog

Como desativar o acesso via proxy do Telegram do meu computador?

Para desativar o proxy, siga estas mesmas orientações (para visualizar o proxy ativo) e selecione a opção “Disable proxy”. Em seguida, clique em “close”.

Imagem: Milena Paterlini/ Digisac.blog

Confira o vídeo que preparamos para você, sobre esse tutorial, em nosso canal do YouTube:

Agora que você aprendeu a configurar o MTProto Proxy para acesso ao Telegram, em caso de bloqueio do app, responda nos comentários: você possui alguma dúvida? Quer saber mais sobre este recurso? Será um prazer poder te ajudar!!

4 comentários sobre “Tutorial: Como configurar o MTProto Proxy no Telegram

    1. digisacmarketing disse:

      Olá, Mateus! Tudo bem?😀 Interessante sua questão! Ao pesquisar sobre o assunto, tudo indica que o bloqueio realizado pelo TSE, em canais do Telegram, parece prejudicar o acesso apenas de números e contas de usuários localizados no Brasil. De acordo com as informações levantadas, números internacionais e VPNs estão sendo utilizados para burlar estes bloqueios.

      Curtir

      1. Mateus Felipe Crrea disse:

        Ja testei proxy e VPN, juntos e separados, pro Telegran não funciona, apenas para Instagran e Twiter. Me ajudem a burlar o Telegram, pois tem centenas de grupos bloqueados.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s