A inteligência artificial na saúde possibilitou a análise de tomografias, radiografias e outros exames, fornecendo um diagnóstico mais preciso de possíveis lesões.
Outro ponto positivo que observamos é a prevenção de doenças a partir da análise de dados coletados durante as consultas.
Para os profissionais que atuam no desenvolvimento de medicamentos, a IA consegue nos mostrar quais combinações podem tratar um problema de saúde, criando assim, remédios cada vez melhores e mais assertivos sem a necessidade de testá-los em animais.
A realização de cirurgias e exames passou a ter mais precisão por conta dos robôs usados nesses procedimentos.
Na maioria das vezes isso é feito com o acompanhamento de um médico, então se você ainda tem medo, ou receio do uso de robôs, fique tranquilo.
Vemos também que a covid-19 estimulou o uso da tecnologia no atendimento ao cliente, via consultas online.
Além disso, o chatbot passou a ser usado no agendamento de consultas, e até acompanhando os pacientes após um procedimento.
Ao longo desse artigo você verá outros exemplos relacionados aos locais físicos como, por exemplo:
- A automação de tarefas administrativas.
- Gestão de registros médicos de maneira eletrônica, como histórico médico, tratamentos realizados, entre outros.
- Análise de dados.
- Pesquisas clínicas.
Bem como outras informações importantes relacionadas a esse tema.
Vale lembrar que precisamos conhecer a jornada do paciente para garantir a qualidade do atendimento e também o uso correto dessa tecnologia.
A importância da jornada do paciente
Esse passo é similar à jornada do cliente que já falamos aqui no blog.
Explicaremos quais são os passos necessários para compreender a jornada do paciente.
Reconhecimento da necessidade: quando o paciente percebe que está com um problema de saúde.
Busca por tratamento: pesquisar os sintomas no Google, verificar quais tratamentos existem.
Agendamento de consulta: é aqui que entra sua clínica, pois após descobrir o que está sentindo e os tratamentos a pessoa busca por ajuda médica.
As próximas etapas são: diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico, recuperação e o fim ou então no caso de doenças a sonhada cura.
Cada uma delas tem sua relevância e a inteligência artificial irá detectar as similaridades de cada estágio.
É como se as máquinas conseguissem identificar padrões de comportamento após a análise das informações.
Quais as vantagens da inteligência artificial na área da saúde?
Desde a introdução compartilhamos exemplos práticos do uso da tecnologia, porém separamos mais alguns tópicos que merecem nossa atenção.
Decisões mais assertivas
Como citamos anteriormente, os programas conseguem coletar e analisar milhões de informações e todo o histórico daquele paciente, ou então caso seja a primeira consulta dele na sua clínica, basta você registrar dados que achar necessário e então o programa fornece insights com base nisso.
Otimização de recursos
Se você atende milhares de pessoas diariamente, o processo de agendamento de consultas, a verificação dos horários de atendimento, os compartilhamentos das especialidades que você atua, o uso de equipamentos tecnológicos.
Tudo isso pode otimizar e muito tanto a realização dos procedimentos quanto o atendimento ao cliente.
Redução de fraudes
Se você já leu outros artigos que publicamos aqui no blog sabe que a cibersegurança e a prevenção de fraudes é um tema recorrente, porque essa é uma das especialidades da inteligência artificial.
Uma das áreas onde a tecnologia mais auxilia as empresas, inclusive as da área da saúde.
Algumas das ações que ajudam nesse processo é:
A identificação de logins incomuns, tentativa de acesso não autorizado, ou então tráfego de rede suspeito.
A inteligência artificial consegue detectar e bloquear ações de malware responsáveis pela instalação de vírus, e roubo de dados em sistemas.
Com a ajuda da IA você pode instalar um programa de reconhecimento facial e de voz sempre que alguém quiser acessar as informações da sua clínica ou consultório.
A partir desses métodos você previne o roubo de dados e dificulta a ação de hackers.
Atualização de leitos disponíveis
Essa dica é válida para hospitais ou então para clínicas que oferecem o internamento para procedimentos e cirurgias.
Se você usa a inteligência artificial no dia a dia, basta atualizar o sistema e pronto; você já sabe exatamente quantos leitos estão vagos, e também o estado clínico dos que estão sendo ocupados.
É mais agilidade e qualidade no atendimento, principalmente em casos graves.
Quais os objetivos da inteligência artificial na saúde?
Além de trazer mais qualidade de vida para os pacientes e agilidade para as clínicas, existem outros objetivos que serão conquistados ao aplicá-lo no seu negócio.
Precisão no diagnóstico: isso acontece devido à análise de dados que abordamos anteriormente.
Fornece um tratamento personalizado: a inteligência artificial consegue considerar informações como genética, histórico médico, estilo de vida e fornecer um tratamento que se adeque a vida do paciente.
Reduzir erros médicos: aqui estamos falando de evitar a prescrição incorreta de medicamentos, e também auxiliar na realização de procedimentos.
Se você gostou desse conteúdo, siga a Digisac @digi.sac no Instagram e compartilhe conosco seus resultados após a aplicação da inteligência artificial na sua empresa.