Dia 24 de novembro acontece a semana de promoções mais famosa do ano, e ao longo desse artigo vamos te mostrar como atender seus clientes com qualidade e vender muito nessa Black Friday.
Para quem ainda não conhecia, saiba que a Black Friday surgiu nos Estados Unidos e em 2022 gerou mais de R$6,1 bilhões para o mercado brasileiro segundo a pesquisa do Locaweb.
Com o passar dos anos muitos empreendedores aproveitam essa época para fidelizar clientes e triplicar as vendas, porém alguns acabam não dando conta de atender a demanda ou então até conseguem, mas não oferecem um suporte personalizado para cada pessoa.
Para mudar essa realidade mostraremos como oferecer um atendimento de qualidade, e as principais estratégias para aumentar as vendas.
Se você ainda não conhece a Digisac somos uma plataforma multicanal de PABX digital com integrações disponíveis, chatbot, agendamento de mensagens, e departamentos.
Você pode criar campanhas para WhatsApp e SMS e gerenciar múltiplos canais em um só lugar.
Com nosso suporte você realiza vendas 24 horas por dia via chatbot e não perde nenhuma oportunidade de gerar negócios, já que todas as mensagens estarão disponíveis em um só lugar.
Como atender bem seus clientes nessa Black Friday?
Tenha um planejamento para este período
Se você quer que as vendas sejam maiores, precisa estar preparado.
As empresas de serviços devem investir em um time de suporte de qualidade em caso de imprevistos ou queda do sistema, devido ao grande número de usuários.
E as lojas físicas e e-commerce o foco deve ser garantir que a logística dos produtos ocorra bem e chegue no prazo combinado.
Coloque no planejamento as ações de divulgação que serão feitas, e como cada integrante da equipe irá auxiliar durante as vendas.
Ofereça um treinamento para seus colaboradores
Em uma semana com tantos pedidos, e pessoas novas chegando até você, é normal surgir dúvidas de como reagir a cada situação, sendo assim, prepare seus colaboradores para todos os tipos de situação possível.
Mostre como eles devem atender os clientes, em caso de reclamações qual posicionamento deve ser tomado, e se o pedido atrasar, como eles vão manter a satisfação do cliente?
Imagine todas as situações complexas que podem aparecer e como cada um vai se comportar perante a situação.
Se a Black Friday começa dia 24/11, comece a se preparar dia 09/11 e tenha em mente que isso vai te ajudar a ter bons resultados.
Esteja preparado para reclamações
Reclamações podem acontecer, mas se você tiver uma boa gestão de crise os impactos serão menores.
Quer um exemplo?
Existem várias opções para a pessoa finalizar o pedido além do site; ou então em caso de problemas, se coloque à disposição para resolver rapidamente.
A reclamação pode acontecer, se você responder e dar recompensas positivas após isso, as experiências ruins não terão relevância.
Por meio da Digisac você pode acompanhar todos os comentários que sua empresa recebe pelo Reclame Aqui.
Se possível tenha uma pessoa própria para responder comentários vindos de lá.
Ofereça canais de atendimento integrados
Se você consegue gerenciar múltiplos canais, irá se destacar da concorrência; sabe por quê?
Pois muitas empresas perdem vendas por não terem capacidade de atender a alta demanda, já que cada cliente vem de uma rede social diferente.
A melhor forma de evitar que isso aconteça é centralizar suas redes sociais em um só lugar, e monitorar seus atendimentos em tempo real.
Com a Digisac você consegue fazer isso e muito mais, basta solicitar um teste gratuito pelo WhatsApp (14) 3281–1338, cadastrar seus usuários, incluir departamentos e enviar uma campanha via SMS para até 20 usuários.
Faça o teste antes da Black Friday e esteja preparado para oferecer um atendimento de qualidade.
Seja transparente
Como falamos no tópico de “esteja preparado para reclamações’’ imprevistos podem acontecer, porém, a maneira como você reage a eles é o que importa.
Para colocar em prática basta: enviar mensagens e manter o consumidor avisado de tudo que acontece;
- Falhas na conexão; (caso você venda um serviço, onde a pessoa recebe dados de login, como e-mail e senha.)
- Lentidão no sistema;
- Envio do código de rastreio;
- Atraso na entrega do pedido;
- Protocolo da reclamação; (para confirmar que você recebeu a mensagem, e está resolvendo.)
São atitudes simples, mas mostram “estamos trabalhando para lhe oferecer o melhor.’’
Esteja preparado para o pós-venda
“Devo me preocupar com pós-venda durante a Black?’’ Sim! Principalmente se você quer que esses clientes se tornem promotores da sua empresa.
Promotor é aquela pessoa que indica seu negócio para os amigos e deixa uma avaliação positiva nas redes sociais.
Segundo o modelo de avaliação de satisfação Net Promoter Score que falamos nesse artigo, existem 3 tipos de consumidor após a venda: promotor, neutro e detrator.
O detrator é o pior, que fala mal, reclama e prejudica sua reputação.
O neutro não reclama, mas também não elogia e o promotor é o melhor de todos como falamos acima.
Com essas dicas garantimos que você irá atender bem, e no final aumentar o número de clientes recorrentes.
Dicas para vender muito nessa Black Friday
Você já está pronto para oferecer um atendimento de rei para qualquer pessoa que interagir com você; para fechar, veja as dicas para vender muito mais enquanto isso.
Qualquer segmento pode aumentar as vendas na Black Friday?
Sim! Desde que você conheça os desejos dos seus clientes, veja alguns exemplos:
Contabilidade: crie uma nova funcionalidade para o seu sistema, ou ofereça uma consultoria personalizada por um valor promocional.
Se você tem uma plataforma, considere um teste gratuito durante 15 dias, com um valor mais atrativo.
Advocacia: seja você uma empresa ou um advogado autônomo, separe algumas áreas do direito e venda um pacote de serviços específico durante a Black Friday.
Diferente da consultoria aqui, você inclui mais opções para atrair pessoas com problemas diferentes.
Clínicas médicas e de estética: novembro é o mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata; se você realiza algum exame preventivo, use a Black Friday para incentivar os homens a agendarem uma consulta pagando menos.
Ou no caso de esteticistas, um pacote de serviços como, por exemplo, tratamento de melasma + harmonização facial por X valor.
Lojas de roupas: você certamente já viu algo como “loja toda com 50% de desconto.’’ em algum shopping ou então “peças acima de 100 reais com 40% de desconto + frete grátis.’’
Se você sabe que a maioria dos clientes usa tamanho M e G pode diminuir os preços apenas desses tamanhos; isso ajuda na renovação de estoque.
Eletrônicos: como sempre falamos, conhecer seu cliente é o mais importante e te ajuda a criar ofertas que irão funcionar tanto na loja quanto no site.
Muitas pessoas esperam a Black Friday para trocar de celular, ou para comprar um Iphone com valores acessíveis.
Separe 5 marcas que vendem pouco o ano todo e use a Black Friday para incentivar a compra.
Outros segmentos que podem vender muito nessa Black Friday
Alimentação: taxa de entrega grátis, retirando na loja o segundo pedido sai com 10% de desconto, compre um e leve o segundo de brinde, ou então uma categoria de pratos terá ofertas especiais; tudo depende do produto que você oferece e qual deles quer impulsionar.
Viagens: o preço das passagens aéreas pode ser menor, como também a venda de pacotes.
Se um pacote de 3 dias em Orlando na Flórida sai por 10 mil reais, clientes que fecharem durante a Black Friday ganham 20% de desconto.
Ou se você sabe que a maioria das pessoas acessa seu site buscando por hotéis em Florianópolis, Santa Catarina, foque em ofertas para esse destino.
Dica de ouro: separe os destinos mais procurados e pense em uma oferta para cada um deles.
Educação: o desconto pode ser aplicado tanto em cursos, quanto em pós-graduação; ou então, “se você já realizou um curso conosco, o segundo sai pela metade do preço.’’
Incentive os estudantes a indicarem novos clientes e ter benefícios enquanto realizam o curso.
Agora você não tem desculpas, basta colocar em prática, analisar sua realidade, afinal é necessário verificar se aquela oferta não trará prejuízos financeiros, e se a margem de lucro será boa, comparado a ação.
Foque em produtos e serviços mais procurados
Falamos sobre isso nos exemplos, mas vale a pena reforçar: veja os dados dos últimos 6 meses e anote os produtos ou serviços mais procurados.
Se você tem um e-commerce considere aqueles produtos que esgotaram e o cliente pediu para ser avisado em caso de reposição.
A possibilidade de você zerar o estoque ou atingir sua meta de vendas é maior.
Porque já existem dados que comprovam o desejo por parte dos clientes.
Use a criatividade na criação de ofertas
Se você já anotou as ideias que falamos ao longo desse artigo, veja mais alguns exemplos que podem funcionar para o seu segmento.
Kit de produtos ou serviços;
Venda adicional; (McDonald ‘s é mestre em fazer esse tipo de venda. (hambúrguer + batata frita.)
Programa de fidelidade; (indique e tenha benefícios durante 3 meses.)
Promoção relâmpago: (entre 05h da madrugada e 08h da manhã as passagens aéreas passagens aéreas para o nordeste do Brasil terão descontos nunca vistos.)
- Brindes;
- Cupom de desconto;
- Amostra grátis;
Cashback: se o produto tem um valor alto, o cashback “reembolso de uma parte do valor’’ pode ser atrativo para ambas as partes.
Invista em divulgação
A divulgação te ajuda a levar suas ofertas para mais pessoas e consequentemente vender mais.
Você não irá estimular as vendas, se não avisar as pessoas que durante aquele período uma ação específica será realizada.
Você pode usar as campanhas de WhatsApp e SMS da Digisac para realizar essa divulgação ou via e-mail marketing, anúncios no Google e muito mais.
Se esse conteúdo foi relevante para você, siga a @digi.sac no Instagram.
E solicite um teste gratuito; são mais de 9 mil clientes que já utilizam a plataforma, seja você o próximo.